No próximo dia 16 de maio, às 13h, o Teatro Alcione Araújo, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1261, no Centro do Rio de Janeiro, será palco do Festival Elas por Elas Providência. O evento visa celebrar o protagonismo feminino e reconhecer a contribuição das mulheres que, diariamente, constroem dignidade e resistência em suas favelas.
O Festival é um ato político de reconhecimento das mulheres de favela que movem a cidade com trabalho, cuidado e coragem. O evento reunirá trabalhadoras informais, mães, ambulantes, lideranças comunitárias e mulheres de diferentes territórios, proporcionando um espaço de homenagem, cultura e afeto. Dentre as convidadas, o evento contará com a presença de Mônica Cunha, Lorac, Nivia Raposo e Ana Muza.
A programação do festival incluirá apresentações culturais, rodas de conversa e atividades artísticas com foco na valorização e empoderamento das mulheres. O evento busca promover a troca de experiências e fortalecer os laços de sororidade entre as participantes.
O movimento Elas por Elas Providência é uma iniciativa que visa promover a inclusão, a diversidade e a equidade de gênero, atuando como um espaço criativo que inspira, conecta e gera oportunidades profissionais para mulheres e LGBTs. Através da produção de eventos, do audiovisual e do estímulo ao empreendedorismo feminino, o encontro contribui para a construção de redes de colaboração que transformam ideias em projetos que impactam as comunidades.
O evento é aberto ao público. Acesse as redes sociais do coletivo (https://www.instagram.com/elasporelasprovidencia/).