Fatos históricos do dia 9 de maio

Desde 9 de maio de 1950 é comemorado o Dia da Europa. Dia dedicado à unificação de vários países com um objectivo comum. O de promover a paz, a solidariedade, o desenvolvimento econômico e social e o equilíbrio ambiental e regional. 

1502 – Cristóvão Colombo sai da cidade de Cádiz para realizar sua quarta viagem às Américas.
1551 – É criada a Universidade de Lima, no Peru.
1883 – Nasce José Ortega y Gasset, escritor e filósofo espanhol.
1926 – Os norte-americanos Richard E.Byrd e Floyd Bennet sobrevoam, pela primeira vez, o Pólo Norte.
1927 – A cidade de Camberra é eleita sede do governo da Austrália.
1936 – O dirigivel alemão Hindenburg realiza o vôo Frankfurt-Nova York.
1936 – Nasce Glenda Jackson, atriz britânica.
1940 – Segunda Grande Guerra Mundial: Tropas britânicas ocupam a Islândia e as ilhas Feroe.
1940 – Hitler autoriza a eutanásia na Alemanha.
1943 – Um incêndio destrói a Biblioteca Nacional do Peru.
1946 – O rei Vittorio Emmanuel III da Itália abdica em favor de seu filho Umberto II. Três semanas depois, um plebiscito decide pela implantação da República, e a família real é obrigada a deixar o país.
1950 – O ministro francês do Exterior, Robert Schuman, declara que, em cinco anos, será criada uma organização comum na Europa. Posteriormente, surgiu a Comunidade Econômica Européia.
1950 – A França convida a Alemanha para juntar-se à ela no domínio de atividades econômicas muito importantes para a Europa: o carvão e o aço.
1962 – Francisco J. Orlich Bolmarich assume a presidência da Costa Rica.
1967 – Cassius Clay, conhecido como Mohamed Alí, perde o seu título de campeão mundial de boxe nos Estados Unidos, por se negar a prestar serviço militar com risco de ir ao Vietnã.
1968 – Violentos conflitos entre polícia, operários e estudantes ocorrem em Paris, deixando mais de mil pessoas feridas.
1970 – O boxeador mexicano Vicente Saldívar conquista o título de campeão mundial de peso pluma.
1972 – O presidente norte-americano Richard Nixon ordena o bloqueio dos portos do Vietnã do Norte.
1978 – Aldo Moro é encontrado morto em Roma. Ele foi assassinado pelas Tropas Vermelhas, após três semanas de seqüestro.
1984 – O governo do Haiti proíbe qualquer tipo de atividade política que não seja do partido oficial.
1985 – Um Desfile Militar ocorre em Moscou em comemoração aos 40 anos da vitória da URSS sobre a Alemanha, na Segunda Guerra Mundial.
1989 – Cerca de 200 soldados das tropas do Panamá ocupam a Junta Nacional de Escrutínio, revoltados com a publicação dos primeiros resultados das eleições, que acabaram anuladas.
1993 – O Partido Colorado vence as primeiras eleições presidenciais e legislativas no Paraguai em 40 anos.
1995 – Na Costa Rica, o tribunal máximo da república declarou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de jornalista, pois impossibilita exercer um direito – a liberdade de expressão – assegurado a todos.
1996 – O escritor de novelas peruano-espanhol Mário Vargas Llosa recebe o Prêmio da Paz da Associação de Editores e Livreiros da Alemanha.
1998 – Morre Adolfo Waitzman, compositor de origem argentina.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]