Não é de hoje que a falta de saneamento básico na região da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio, assombra os moradores, principalmente aqueles da rua Tangapeme, na altura do número 49. A equipe do Voz das Comunidades tem acompanhado o caso há anos e a reclamação continua recorrente e sem solução por parte das autoridades: água parada, lixo acumulado, esgoto a céu aberto e matagal.
Leia mais:
- Falta de Saneamento Básico afeta moradores do Complexo do Alemão
- Falta de saneamento básico na Fazendinha gera revolta; “Nosso IPTU está em dia!”
- Moradores do Complexo do Alemão denunciam falta de saneamento básico na região
Ingrid Melo (31), moradora da região, conta que dificilmente limpam o local e sempre que chove a água da chuva entra e inunda as casas ao redor. A água da chuva se mistura com o esgoto. E a presença de ratos e larvas é algo frequente. “Eu precisei fazer uma obra na minha casa para aumentar a altura do degrau, para quando chover, não entrar esgoto na minha casa. Eu consegui fazer obra e quem não conseguiu?”, questiona.
A moradora conta que já entrou em contato com diversas autoridades. “Eu já liguei, reclamei, falaram que iriam mandar um ofício dizendo que isso é obra do PAC e responsabilidade do Estado, mas nada fizeram. Enquanto isso ficamos expostos a doenças com água parada, esgoto, ratos, caramujos e matagal”, desabafa Ingrid.
A equipe do Voz das Comunidades entrou em contato com a Comlurb e até o fechamento dessa matéria não havia respondido. Já a Águas do Rio, informou em nota que enviaria uma equipe na terça-feira (14/05) ao local.