O F20 está no debate internacional, levando as favelas para as maiores decisões climáticas e ambientais. Com essa missão, o F20 participa do Climate Week e da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nos Estados Unidos.
Os cofundadores Gabriela Santos e Erleyvaldo Bispo do F20 participam dos debates que acontecem entre os dias 22 e 29 de setembro. O Climate Week NY 2024, (Semana do Clima em Nova York, na tradução livre) reúne de representantes empresarias, sociedade civil, academia, governos totalizando mais de 600 eventos e atividades que acontecem ao mesmo tempo na cidade.
Durante o evento, a equipe do F20 se encontrou com Ana Luísa Ferreira, Secretária de Meio Ambiente de Pernambuco, e Champa Patel, uma das organizadoras da Semana do Clima em Nova York. Na reunião, os integrantes debateram formas de enfrentar as mudanças climáticas com foco nas comunidades mais vulneráveis.
“A favela está sendo colocada onde ela deve, que é o centro do debate, da discussão global. A gente não pode esquecer estes territórios, a gente não pode deixar que eles fiquem à margem de toda a discussão que passa sobre a economia do mundo”, afirma Gabriela Santos.
Em grande expectativa sobre a Semana do Clima em Nova York, Erleyvaldo Bispo complementa: “Estaremos na cidade em busca de aprender novas ferramentas, aumentar nossa rede, e promover ainda mais avanços na agenda climática – que é urgente!”, empolgado com a experiência diz o cofundador do F20.
Objetivos do F20 na Semana do Clima em Nova York
- Ampliar a visibilidade das demandas das favelas em um fórum internacional;
- Contribuir com perspectivas únicas e soluções inovadoras para os desafios climáticos, baseadas nas experiências vividas pelas comunidades faveladas;
- Fortalecer a rede de colaboração entre organizações e ativistas globais comprometidos com a justiça climática e social.