Pesquisar
Close this search box.

Exposição interativa é inaugurada no #barraco55 na Alvorada, de graça

Favela! você mesmo faz é uma exposição interativa de modelos de pequenas e grandes intervenções nas ruas do Complexo do Alemão.

A exposição é o resultado da residência de Manoe Ruhé e Ben Stokke no Barraco#55. A exposição mostra com diferentes atividades e modelos, como desenhos e uma maquete do lugar, como o morador mesmo pode fazer melhoras para o presente e o futuro da sua comunidade.

A abertura da exposição acontecerá no dia 13 de abril 2014, de 15h ate 19h, no espaço Barraco#55, Complexo do Alemão, e terá música, comidas e bebidas! (o lucro será investido na programação cultural do espaço)
Ao longo da exposição (até 15 de maio) terá eventos todos os fins de semana, como cinema, música, oficinas, e mais. fique informado através do facebook.com/barraco55

Dias de funcionamento da exposição:

Sexta 17-22 hs
Sábado 15-19 hs
Domingo 15-19 hs
Endereço é rua da assembleia n°9, complexo do alemão, perto da estação de teleférico Itararé. O modo mais fácil de chegar é pegando o teleférico em Bonsucesso e descendo na estação do itararé. Outra maneira é pegando uma Kombi na estação de metro Inhaúma até a igreja da assembleia de alvorada. Veja www.barraco55.org/contato para mais informações.

Trabalhos da exposição/colaboradores:

Manoe Ruhe, engenheira e urbanista

A Rua da Assembleia é a rua principal da Alvorada. Ela é uma rua animada, cheia de empreendedores e caraterísticas especial. Os desenhos dela mostram como por pequenas e grandes intervenções esses caraterísticas podem ser usadas para melhorar a qualidade de vida, juntos aos empreendedores e os moradores, e como todos serão beneficiados.
Ben Stokke, estudante de arquitetura.

O Complexo do Alemão foi historicamente um ambiente de muito verde, saudável, com um amplo espaço para a agricultura. No entanto, ao longo dos anos os espaços do Complexo do Alemão foram preenchidos com novas construções que eliminaram o ambiente natural. O trabalho do Ben explica os benefícios do espaço verde urbano e agricultura urbana para as comunidades do Complexo do Alemão e pede novos projetos de desenvolvimento para trazer o ambiente natural de volta ao Complexo do Alemão! A exposição conta com alguns projetos para a agricultura urbana e espaços verdes ao longo dos espaços abertos da Rua de assembleia e proporciona um fórum em que os moradores podem expressar suas preocupações, dúvidas e ideias sobre projetos de desenvolvimento futuro no Complexo do Alemão.

Também contara com trabalhos de:

Martin Dijkstra, fotografo
Fotografia do Martin Dijkstra: Fotografo holandês Martin Dijkstra retratou a variedade e a cor das lojas dos comerciantes locais da Alvorada.

Ellen Sluis, documentário
O documentário Prato do Dia da Ellen Sluis é um relato do dia a dia em volta de um lixão na Alvorada.

Participantes oficina Inovaurbe, Fau, PROURB, UFRJ
Projetos finais da oficina Inovaurbe da FAU, PROURB, UFRJ; workshop que pesquiso o uso potencial dos espaços desocupados que surgiram no lugar dos postes do teleférico do Alemão, entre as estações de Itararé e Palmeiras.

Barraco#55

O barraco #55 é um centro de arte e pesquisa no complexo do alemão, na zona norte de rio. Pesquisadores, estudantes e artistas podem ficar no polo cultural para explorar, em colaboração com a comunidade, temas locais, como o projeto de pacificação nas favelas do Rio, tecnologia, arte e sustentabilidade, de forma teórica assim como de forma prática… desde janeiro 2014, o barraco #55 abriu um novo espaço pra praticas artísticas e eventos culturais. www.barraco55.org
—-
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/481420465291338/
Site: www.barraco55.org
E-mail: [email protected]
Telefone: 971844850 / 971844465

20140414-071048.jpg

20140414-071252.jpg

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomMeritking GirişBets10holiganbet girişbaywingrandpashabet girişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]