‘Estou com problemas pra resolver’; comunidade de Faz Quem Quer reúne problemas de infraestrutura desde chuvas de janeiro

Barrancos, ruas e escadarias estão avariadas desde o início do ano e moradores aguardam retorno das equipes da prefeitura
Foto: Reprodução

A gente sabe que as chuvas de janeiro maltrataram a cidade do Rio de Janeiro. Basta fazer uma busca aqui no site do Voz das Comunidades para relembrar como ficou a localidade de Acari. E os problemas não se resumiram só a esta localidade. A região que também foi impactada pelas chuvas, até agora não teve retorno, foi a comunidade de Faz Quem Quer, próximo à Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

“Estou com problemas pra resolver”, relata a presidente da Associação de Moradores do Morro Faz Quem Quer e Morrinho, Luciane Costa. “Tem uma escada na rua Quemaru que cedeu. Essa escada tem a circulação de 100 a 150 pessoas por dias, pois é acesso para a casa de moradores. Também tenho dois moradores que estão em situação de risco porque um barranco cedeu e precisa fazer uma contenção”, explicou Luciane. Ela também relatou a situação de uma rua que está cedendo e que pode colapsar diante de uma chuva forte. “Vai trazer muitos riscos para os moradores”, alertou a presidente.

Vídeo: Reprodução

Luciane informou que foi realizado todos os trâmites com a Defesa Civil, além de visitas da GeoRio. Mas até o momento, nenhum dos órgãos deu resposta sobre a situação. Em contato com os órgãos, a Geo-Rio respondeu dizendo que estava apurando a situação. Já a Defesa Civil, até o fechamento deste material, não respondeu ao contato do Voz das Comunidades.

Atualização [17/03/2024]

A Geo-Rio entrou em contato com o Voz das Comunidades. Em resposta, afirmou que está realizando vistorias em diferentes localidades de Faz Quem Quer após as chuvas que caíram no Rio de Janeiro nos primeiros meses do ano. “No momento, a Fundação está realizando estudos para realização de obras de estabilização, melhoria de capacidade operacional da canaleta de drenagem afetada e também o acesso dos moradores com segurança.” A nota finaliza dizendo que a Geo-Rio segue acompanhando de perto a situação no local.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]