Pesquisar
Close this search box.

Escola Popular de Comunicação Crítica abre seleção para novos alunos em 2013

Cadu Barcellos é cria da Maré. Morador do Complexo, é formado na ESPOCC (Escola Popular de Comunicação Critica) no Observatório de Favelas e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Desde os 17 anos promovendo cursos de internet e áudio visual em diversas ONGs do Rio, participou do Corpo de Dança da Maré por 3 espetáculos que rodaram o país, no qual atuava e dançava. Cadu ficou mais conhecido quando assumiu a direção e o argumento de Deixa voar, um dos episódios que compõem o premiado longa Cinco vezes favela – Agora por nós mesmos (2010), produzido por Carlos Diegues e Renata Almeida Magalhães e escolhido para a Seleção Oficial do Festival de Cannes de 2010. Atualmente é um dos diretores do documentário 5x UPP, também produzido por Carlos Diegues e Renata Magalhães (em processo de finalização); diretor e roteirista da série Mais x favela, do canal a cabo Multishow; vocalista da banda Funk Club Rj; e diretor da agência Palafita Comunicação e Artes – que nasceu de um coletivo de jovens artistas e comunicadores do complexo da Maré com o intuito de trabalhar a comunicação de forma artística/estética, na valorização da arte e na cultura das favelas.

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA
A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA – ESPOCC

TURMAS 2013

O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para a Escola Popular de Comunicação Crítica – Turmas ESPOCC 2013.

  1. 1. INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 A ESPOCC

A Escola Popular de Comunicação Crítica – ESPOCC existe desde 2005. Criada pelo Observatório de Favelas no Complexo da Maré é uma das mais tradicionais escolas de comunicação popular do Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, trabalhamos a perspectiva da formação em Publicidade Afirmativa – aquela que não visa o lucro ou a promoção de uma marca com fins estritamente comerciais e que promove valores de sociabilidade, cultura e empreendedorismo comunitário e socioambiental. Incluiremos conhecimentos de comunicação crítica, audiovisual, cultura digital e planejamento.

A ESPOCC quer abrir espaço para a discussão e transmissão de conhecimentos nas áreas de publicidade, propaganda e marketing para jovens, tornando-os capazes de, ao mesmo tempo, acessar o mercado de trabalho e desenvolver ideias inovadoras, inventivas e transformadoras de realidades individuais e coletivas.

1.2 Sobre o Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas é uma instituição de pesquisa e consultoria, que desde 2001 se dedica à produção e à troca de conhecimentos sobre comunidades populares. Visa elaborar, articular e implementar, a partir desses espaços, práticas exemplares para superar desigualdades e expandir direitos e responsabilidades, em prol de uma cidadania participativa e plena.

1.3 Objetivo Geral

Contribuir para a valorização e o fortalecimento da condição cidadã dos moradores dos territórios populares através de ações de discussão e produção no campo da comunicação; promover a iniciação/ capacitação de jovens moradores de espaço popular em teoria, linguagens, ferramentas e planejamento de Publicidade Afirmativa; e fomentar uma rede colaborativa de criação e comunicação de produtos para a transformação social e o fortalecimento da educação, da cultura, da ética e da cidadania.

  1. 2. SOBRE O CURSO
  • Início: 15 de janeiro de 2013, às 19h.
  • Duração: 440 horas – 12 meses.
  • Aulas Audiovisual: terças, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 17h30
  • Aulas Cultura Digital: terças, quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30.
  • Investimento: Gratuito

2.1 Certificado: Diploma de Extensão pela UFRJ (conforme detalhado no Projeto Político Pedagógico – disponível no site)

2.2 Objetivos

  1. Apresentar conhecimentos teóricos nas áreas de comunicação, cultura, sociedade e publicidade.
  2. Promover a análise crítica e aplicação de conceitos e metodologias de produção e circulação de bens e serviços de publicidade afirmativa nas áreas de audiovisual e cultura digital.
  3. Estimular e desenvolver produtos, serviços e projetos de publicidade para a colaboração artística, cultural e tecnológica com instituições de ensino, entidades públicas, organizações da sociedade civil e o mercado de publicidade.

2.3 Programa

O programa se desenvolve a partir de módulos interdependentes, em que se combinam teoria e prática. Os alunos terão a oportunidade experimentar os conhecimentos adquiridos em projetos que desenvolverão durante o curso e na Agência-modelo, que funciona de 2ª a 6ª, em horário comercial.

Conteúdos de Comunicação, Cultura e Sociedade

  • Direitos Humanos
  • Teorias e História da Comunicação
  • Comunicação e Práticas Discursivas
  • Análise crítica das mídias
  • Comunicação e Ética

Conteúdos de Linguagens da Publicidade Afirmativa

Conhecimentos comuns às duas habilitações:

  • Processo Criativo
  • Redação Multimídia
  • Atendimento/prospecção
  • Planejamento
  • Mídias

Conhecimentos específicos de Audiovisual:

  • Roteiro
  • Produção
  • Direção
  • Montagem

Conhecimentos específicos de Cultura digital:

  • Arquitetura da Informação
  • Programação
  • Webdesign
  • Redes sociais virtuais

Conteúdos de Planejamento em Comunicação Popular

  • Gestão integrada de comunicação (comunicação integrada)
  • Técnicas de gestão de organizações populares de comunicação
  • Empreendedorismo, Produção Cultural e Indústria Criativa

Produção e apresentação de Projeto Final


  1. 3. PRÉ-REQUISITOS
    1. Cursar ou ter concluído o Ensino Médio;
    2. Possuir conhecimentos básicos de informática (Windows, Office e Internet).
  2. 4. NÚMERO DE VAGAS
  • 90 alunos – 45 para cada turma (Audiovisual e Cultura Digital);
  • No mínimo, dois terços dos alunos serão moradores de favelas e periferias do Rio de Janeiro.
  1. 5. INSCRIÇÃO
    1. As inscrições serão aceitas durante o período de exposição deste Edital – de 08 de outubro a 30 de novembro de 2012.
    2. As inscrições devem ser feitas mediante envio de currículo para:
  • Correio-eletrônico: selecao[email protected] (no corpo do e-mail, e não anexado);
  • Ou entregue impresso no endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque Maré.
  1. Junto ao currículo, o candidato deve entregar uma carta de apresentação de até uma página descrevendo evidências de seu interesse em fazer o curso. Da mesma forma, nesta carta deverá ser explicitada qual a preferência de habilitação que pretende cursar (audiovisual à tarde ou cultura digital à noite).
  2. A habilitação pretendida, em função da procura e do processo seletivo, pode não ser a ofertada ao aluno ao fim da seleção.
  3. O Observatório de Favelas não se responsabilizará por inscrições não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
  4. O candidato inscrito se compromete automaticamente, caso aprovado, a entregar os documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no presente edital.
  5. O candidato não precisará efetuar pagamento de nenhuma espécie.
  6. 6. SELEÇÃO E MATRÍCULA
  7. a. 1ª etapa
  • Seleção de currículos: Aconselha-se descrição de formação, experiência de trabalho (profissional, estágio ou monitoria), cursos extracurriculares, produção técnica e cultural, conhecimentos de informática e participação em eventos. Não serão aceitos currículos sem telefone ou e-mail de contato.
  • Divulgação da seleção: até 3 de dezembro de 2012 – por e-mail aos inscritos, no site do Observatório (www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/projetos) e na sede da organização.
  1. b. 2ª etapa – Final
  • Entrevista: Tem por base o currículo e será conduzida por uma banca avaliadora.
  • Período: 3 a 10/12/2012, das 9 às 18 horas, na sede do Observatório de Favelas, em horários distribuídos e divulgados pela ESPOCC.
  • Divulgação da seleção final: 10/12/12/12
  • Período de Matrícula
  • De 11 a 13/12/2012, das 14:30 às 21:00 horas, no Observatório.
  1. 7. DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS

Devem ser apresentados no ato da matrícula

  • Cópia de documento de identidade com foto;
  • Cópia CP.F.;
  • Comprovante de conclusão ou de matrícula no ensino médio ou superior
  • 02 foto 3×4.
  1. 8. INÍCIO DO CURSO
  • Aula Magna: 15 de janeiro de 2013.
  • Início dos módulos: no dia seguinte.
  1. 9. INFORMAÇÕES
  • Correio-eletrônico: selecao[email protected]
  • Telefone: 21 3104 4057
  • Endereço: Rua Teixeira Ribeiro, 535 – Parque Maré

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Casibom GirişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibomholiganbet girişjojobetcasino siteleriDeneme BonuslarCasibom Girişcasibom güncel girişcasibom girişcasibomcasibom girişbonus fırsatıDeneme Bonusu 2024bonus 2024CASİBOMcasibomcasibom girişBeylikdüzü Escortcasibom girişcasibomcasibom

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]