A chuva que atingiu o Rio de Janeiro no último final de semana deixou 5 mortos na Zona Norte da cidade. Moradores registraram momentos de angústia enquanto a água castigava seus bairros, invadindo casas e inundando ruas. A comunidade de Acari, na Zona Norte, foi o bairro mais atingido. Na localidade conhecida como Parmalat, cerca de 30 mil moradores foram diretamente impactados.
O domingo (14) foi o dia de contabilizar as perdas. Moradores amontoaram móveis perdidos como sofás, colchões, camas e eletrônicos nas calçadas. Equipes da Comlurb trabalhavam na região para limpeza.
Veja fotos:
A Secretaria Municipal de Ambiente e Clima esteve presente em Acari para contabilizar os estragos causados pela chuva na população. Tainá de Paula, secretaria à frente da pasta, se solidarizou com os moradores das localidades atingidas e disse que a Prefeitura do Rio trabalha ajudar Acari diante das necessidades encontradas. Além disso, a secretaria fez um alerta para a população. “É importante que as pessoas ouçam as sirenes e fiquem alertas para as próximas chuvas não só das próximas horas como também dos próximos dias.”. A secretaria também relembrou a importância de entrar em contato com a Defesa Civil e com a Prefeitura, pelos números 199 e 1746 nestes casos.
Vídeo: Voz das Comunidades
Neste domingo, por causa dos impactos e danos provocados pelas chuvas, o prefeito Eduardo Paes, decretou situação de emergência no município. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial, na tarde deste domingo.
Segundo o Centro de Operações Rio (COR), núcleos de chuva perdem intensidade, porém, permanecem atuando de forma contínua podendo ocasionar o aumento desses acumulados de chuva.
A cobertura do céu irá variar entre nublado e encoberto e há previsão de chuva fraca, ocasionalmente moderada, no período da tarde.
Ainda conforme o COR, a cidade está em Estágio 4 é o quarto nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões. As recomendações do COR é que a população adie compromissos, permaneça em local seguro e só se desloque se estiver em área de risco ou em caso de extrema necessidade. A orientação também de, que puder, ofereça abrigo a amigos e familiares.