A Central Única das Favelas (CUFA) vai inaugurar uma nova sede na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. A inauguração acontece dia 27 de setembro, às 10h, e terá a presença de autoridades, artistas, membros da instituição e lideranças locais. O novo espaço tem como objetivo promover atividades culturais e esportivas para os moradores das favelas da região.
“Essa inauguração é mais um marco na história da atuação da CUFA no Rio de Janeiro. Favela é território de potência e estamos presentes em mais de 200 favelas do estado. Agora estamos nos estabilizando nesse simbólico território, que tem tanto significado no nosso estado”, comemorou Wellington Galdino, presidente da CUFA Rio.
A CUFA já atua no Complexo da Penha há muitos anos, com muitas parcerias locais. Só esse ano, desenvolveu o ‘Mulheres de Favela’, que é um projeto de capacitação de mulheres em parceria com a Caixa Econômica Federal. Além disso, teve a inauguração do Favela no Mapa, para contribuir com o levantamento de dados do Censo, em parceria com o IBGE.
“A CUFA é muito presente aqui no Complexo e agora, com a inauguração da nossa nova sede, essa presença será ainda maior e tenho certeza que os moradores vão colher muitos frutos com tudo que a CUFA tem a nos oferecer”, disse Sandra Vieira, diretora da CUFA Complexo da Penha.