É na estação do teleférico Morro do Alemão que fica localizado o CRJ – Centro de Referência da Juventude. O espaço promete atender às necessidades das áreas de educação e lazer das comunidades do conjunto de favelas do Alemão, com um leque variado de atividades.
A Secretaria de Esporte e Lazer é a responsável pelo CRJ desde a saída da Assistência Social de Direitos Humanos no início do ano. Novos móveis e equipamentos serão entregues e a previsão é que, até junho, já estejam disponíveis para a comunidade. Lana de Souza e Karen de Melo são responsáveis pela secretaria do CRJ, com a coordenação de Fábio Dias (responsável pela coordenação de todos os CRJ’s) e o secretário Marco Antônio Cabral.
Alguns cursos oferecidos pela antiga coordenação continuam ativos, como as aulas de capoeira com o mestre Juarez, do Grupo Martins. Não é obrigatório ser morador do Alemão para participar das atividades e para efetuar a matrícula em algum dos cursos oferecidos, basta ir até a secretaria do Centro de Referência e Juventude com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.
Além do espaço de leitura e convivência, o CRJ tem a meta de abrir novos cursos, como por exemplo, voltar com as aulas de fotografia, mas são necessários voluntários e parcerias institucionais.
As Inscrições estão abertas para os cursos de inglês, espanhol, e supletivo, com turmas a serem confirmadas. As aulas são ministradas por professores enviados pelo SESI (Serviço Social da Indústria), um dos parceiros do projeto.
Lana diz que mesmo sem a infraestrutura necessária, o CRJ está de portas abertas e é a segunda casa de muitas crianças e jovens das comunidades do Alemão. “As crianças tomam conta do CRJ. Às vezes a aula começa às 3h da tarde e às 2h já é possível ver várias delas por aqui, correndo e brincando. Eles gostam de vir pra cá. Queremos que fiquem o dia inteiro, saiam da escola e venham para cá. A intenção é ocupá-las com coisas boas, fazendo cursos, lendo, estudando e brincando, para evitar que fiquem na rua aprendendo coisa errada.”
O CRJ aceita doações de livros para a montagem da biblioteca comunitária, que será criada em uma das salas do espaço.
“Qualquer pessoa que chegar aqui pode pegar um livro, um jogo. O espaço é da comunidade e espero que daqui a uns três ou quatro meses o Voz da Comunidade volte aqui e possa ver a comunidade ativa, interagindo com o espaço e aproveitando as aulas.”
Conheça alguns cursos e horários:
Capoeira
Segunda, quarta e sexta – Manhã:10:30 às 12:00 | Tarde: 15:30 às 17:00 | Noite: 19:00 às 20h30
MMA
Terça e quinta – Manhã: 9:00 às 11:00 | Noite: 18:00 às 20:00
Jui-Jitsu
Segunda, quarta e sexta (turmas e horários a serem confirmados).
Percussão
Quarta e sexta, a partir das 20h.
Yoga
Terça e quinta
Circense (circo e malabarismo)
Segunda, quarta e sexta
Dança
Segunda, quarta e sexta
Supletivo (1º a 4º série)
(turmas a serem confirmadas)
Para mais informações, entre em contato através do telefone 2334-7623 ou acesse a página do Facebook “CRJ Alemão”, onde todas as perguntas são respondidas. A secretaria funciona de segunda a sexta, das 9h as 18h.