Projeto utiliza o samba carioca para atrair e conquistar crianças e adolescentes
Este sábado é dia de botar o bloco na rua com o desfile dos Batuqueiros do Amanhã que comemoram cem anos do samba. Cerca de 80 crianças das comunidades dos morros de São João, Macacos, Encontro e Complexo do Lins, vão se apresentar a partir das 10 da manhã, na Vila Olímpica de Vila Isabel com muito samba e jongo.
O desfile faz parte do Projeto Batuque Legal que tem o objetivo de oferecer atividades artísticas através de oficinas e atividades sócio-educativas, dando ênfase ao reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira para crianças e adolescentes.
As aulas acontecem no Instituto Floriano Peçanha dos Santos, no Engenho Novo. As crianças trabalharam desde a elaboração do samba-enredo a confecção das fantasias e fazem também participaram da gravação do samba. Amanhã o desfile acontece com as fantasias confeccionadas por eles mesmos.
O desfile contará com a participação da bateria da Escola de Samba Império da Uva, de Nova Iguaçu. Para a produção do desfile o projeto contou com o apoio dos carnavalescos Clébio de Freitas e Renato Rodrigues e um apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
O Projeto Batuque Legal utiliza o samba carioca para atrair e conquistar crianças e adolescentes de 4 a 14 anos e suas famílias, desenvolvendo atividades de reforço e acompanhamento escolar, incentivo à leitura, oficinas de história do samba, jongo, capoeira, horta/culinária, teatro e artes priorizando o reaproveitamento de sucatas. Além disso, são oferecidos atendimento fonoaudiológico, psicológico e de orientação e acompanhamento do Serviço Social.
Serviço:
Desfile dos Batuqueiros do Amanhã.
Horário: 10h
Local: Vila Olímpíca de Vila Isabel – Rua Visconde de Santa Isabel, s/n