A prefeitura do Rio inaugurou, na última terça-feira (4), a linha de ônibus 645 – Jardim Oceânico x Praça Saens Pena (via Alto da Boa Vista), da empresa Auto Viação Tijuca (Tijuquinha). A nova linha é resultado de uma Linha Experimental de Coleta de Dados (LECD 30) e terá frota de 8 carros. Hoje, apenas dois dias depois do lançamento oficial, já teve o primeiro ônibus da linha 645 com problemas mecânicos.
Através de nota oficial no site, a prefeitura alegou que a nova linha “era uma antiga reivindicação de moradores do Alto da Boa Vista, que pediam a ampliação da oferta de ônibus na região”. O objetivo é melhorar o sistema de transporte da região, que é de monopólio da empresa Tijuquinha. Entretanto, esta medida tem caráter paliativo e está longe de ser solução para tantos problemas. Em um grupo do Facebook, integrado por moradores do Alto da Boa Vista, são inúmeros os relatos de ônibus quebrados e grandes problemas com tal empresa.
Esta situação precária dos transportes se arrasta por anos. Em 2019, houve uma reunião entre os moradores, diretores da Tijuquinha e funcionários da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Na ocasião, foram faladas as necessidades da população local e promessas foram feitas. A criação desta nova linha foi solicitada, sim, como informou a prefeitura. Mas não foi apenas isso: o melhoramento das linhas 301 e 302 foi falado como prioridade, uma vez que todos os veículos dessas linhas estão velhos e diversos deles quebram por dia. Outra medida necessária é a ampliação da linha 345, a única que liga o Alto da Boa Vista ao Centro do Rio.
“O sentimento que eu tenho de andar nos ônibus da Auto Viação Tijuca é de insegurança, me remete ao descaso. Já vi senhora com guarda-chuva dentro do ônibus por estar pingando água nela porque a saída de emergência estava emperrada. Existem ônibus que circulam sem bancos, sem freios, com a porta aberta, com vazamento de óleo. Aí eu ligo a TV e vejo funcionário público sendo preso porque vazava informações para estes empresários de ônibus. É total insegurança e frustração“, relata o morador Vinicius Correa.
Problema antigo e pesquisa
Nos anos de 2017, 2018 e 2019, eu fiz uma pesquisa sobre a situação dos transportes do Alto da Boa Vista, que conta com quase mil respostas de moradores. Nela, mais de 75% diz que já teve algum problema GRAVE nas linhas da Tijuquinha e 45% diz que espera o ônibus por mais de 30 minutos.
Veja alguns prints da pesquisa:
Através da liderança local Marcio Hugo, houve a entrada no processo de solicitação de transporte alternativo (vans) para a região. Entretanto, tal aprovação depende da SMTR. O medo da população local é que haja o silenciamento por parte prefeitura ou da mídia tradicional, que raramente noticia esta grave situação.