O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que um processo interno será aberto para apurar o uso de câmeras nos uniformes policiais militares que aturaram na operação policial na Penha. A declaração do governador chega um mês depois do Estado publicar decreto para que o equipamento fosse instalado nos uniformes dos policiais militares, ponto que foi determinado pelo Supremo Tribunal Federal.
As câmeras nos uniformes de agentes não é de hoje. A ação foi movida em 2021 pelo STF. O Estado do Rio de Janeiro manisfestou resistencia em instalar o equipamento, mas sob pressão do Supremo, o governo estadual acatou, mas não cumpriu de forma íntegra. Batalhão de Operações Policias Especiais da PM (Bope) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil não tem o equipamento instalado.
A Secretaria de Estado da Policia Militar explicou que elabora, em conjunto com a Secretaria de Policia Civil, uma resolução que regulamentará o uso de câmeras pelas forças especiais. Isso ocorreu diante do Governo do Estado ter enviado um novo cronograma de implantação nas câmeras para o STF.
Confira declaração do governador em coletiva de imprensa sobre a operação policial no Complexo da Penha. O registro é do jornal O Globo: