Casas estão com risco de desabamento na região da Palmeira, no Complexo do Alemão

Por decorrência de fortes chuvas, estruturas apresentam situação crítica para moradores
(Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Texto: Mateus Andrade | Fotos: Vilma Ribeiro
Material publicado na edição de março do jornal impresso do Voz das Comunidades

As violentas chuvas deste início de ano têm trazido problemas a moradores de diversas localidades do Complexo do Alemão. Uma das localidades mais afetadas pelos temporais tem sido o Morro das Palmeiras, onde houve alguns deslizamentos.

Além de estarem sofrendo com as consequências dos desastres, os moradores têm enfrentado diversos desafios com os órgãos públicos para tentarem solucionar o caso. Contudo, ainda não tiveram sucesso.   

Sônia Faustino, de 72 anos, há mais de quatro décadas mora na região das Palmeiras. Ela e outros moradores da Travessa São Tiago estão vivendo sob o risco de suas casas desabarem por conta da instabilidade do solo da localidade.

 Sônia relata a inquietação com as chuvas no Alemão (Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

“Sou obrigada a continuar morando aqui, não tenho para onde ir. Eu fico desesperada. Eles (órgãos públicos) dormem em casa, nós não. Cada dia que passa a situação fica pior. É uma tragédia avisada. Se pudéssemos estar em outro lugar, estaríamos” , diz Sônia.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]