No último sábado (17), o Núcleo de Estimulação Estrela de Maria (NEEM) inaugurou sua sede física no Complexo do Alemão. O local é um sonho da ativista e coordenadora do projeto, Rafaela França, que há algum tempo vem quebrando paradigmas e lutando contra a desinformação sobre o óleo de cannabis como alternativa para tratamento de transtornos neurológicos.
O projeto acolhe famílias de mais de 80 favelas do Brasil e teve início com a luta da Rafaela para ajudar sua filha Maria, diagnosticada com autismo ainda bem pequena. Enquanto era só online, o núcleo ajudou mães de crianças atípicas a conseguir atendimento médico, judicial e também acolhimento psicológico. Tudo isso com muita luta e esforço de toda equipe do projeto!
Agora, a ideia é realizar esses atendimentos também presencialmente. “A favela não me deixou sozinha… Essa casa aqui fala muito sobre a força da favela, do NEEM, das minhas mães, da Manu (filha mais velha)… Se a minha vida fica um pouco mais leve pra fazer com o que o medicamento chegue na favela, eu consigo unir forças pra completar essa casa. Que essa casa aqui vire um marco de acolhimento!”, discursou emocionada Rafaela França.
Parcerias com mães voluntárias e fundação Redwood
O NEEM iniciou com a luta de uma mãe, mas impactou a vida de várias. Hoje, o núcleo conta com um grupo de diversas mães voluntárias que ajudam desde tarefas burocráticas até o acolhimento de novas famílias atípicas.
Michelle Santos, Cinthia Carvalho, Cristiane Santos, Daniele Brito, Viviane Mendes da Silva e Waleska Lima são algumas das voluntárias do projeto que estiveram presentes na inauguração da sede. Elas falam sobre a alegria e alívio de encontrar companhia para a jornada, muitas vezes dolorosa, de ser uma mãe atípica. “A gente compartilha sentimentos que só a gente sabe. Só a mãe sabe… então quando você tem uma pessoa que tá passando pelo mesmo sentimento que você, ela te dá suporte. E assim a gente vai se fortalecendo”, conta uma mãe voluntária.
Uma vez por semana, as famílias acolhidas também têm acesso à terapia em grupo para compartilhar suas experiências. Além do voluntariado, o Núcleo de Estimulação Estrela de Maria conta com a parceria da Fundação Redwood, que facilita o acesso ao óleo de cannabis junto à Usa Hemp Brasil. Tendo José Rocha como presidente, a equipe da fundação esteve presente na inauguração discursando, colaborando na organização e fazendo a cobertura audiovisual do evento.
Foto: Pedro Magalhães/ @pedromagalhaesz
Outras parcerias essenciais e o que ainda precisa ser feito
Manuella Sales é assessora de imprensa e uma figura importantíssima na mobilização da sede física do projeto. Além dela, figuras importantes do CPX também prestigiaram a inauguração do NEEM. Lúcia Cabral (EDUCAP), Renata Trajano (Coletivo Papo Reto) e Camila Moradia (Mulheres em Ação no Alemão) são parceiras e apoiadoras de longa data do trabalho de Rafaela França e sua equipe.
O espaço do NEEM está oficialmente inaugurado, mas ainda faltam alguns ajustes para ele ficar perfeito. O local já conta com uma sala pensada especificamente para atender crianças autistas e com outros transtornos neurológicos. O NEEM funciona de segunda à sexta das 9 às 17 horas, no endereço Vila Sérvio Tulio 22, loteamento da Castrol, em Inhaúma. Para conhecer e saber como ajudar: @neem.2022 no Instagram.