Ir para o conteúdo

Câmara fecha 2025 de leis e iniciativas importantes

Balanço do ano tem leis para segurança, moradia e transporte e doação de R$ 100 milhões à Saúde do município

Super Centro Carioca de Saúde: doações da Câmara ajudaram a tirar do papel a primeira unidade, em Benfica, e agora contribuem para novo equipamento na Zona Oeste (Crédito: Eduardo Barreto / CMRJ)
Ouça este conteúdo
00:00 00:00
Leitura pronta para iniciar

A Câmara Municipal do Rio terminou 2025 mantendo, pelo quinto ano seguido, o título de Legislativo municipal mais produtivo do Brasil. Mas não são só números numa planilha. Ao longo do ano, várias decisões saíram do papel e passaram a fazer parte do nosso dia a dia.

Durante esse período, os vereadores cariocas aprovaram projetos ligados a temas que todo mundo sente na pele: segurança, moradia, transporte e infraestrutura. Para o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), o avanço veio do diálogo. “Foi conversando, ouvindo e construindo junto que a Câmara conseguiu avançar em 2025”, disse.

Com gestão eficiente de recursos, a Câmara conseguiu doar R$ 100 milhões para a Prefeitura investir na Saúde. Parte desse dinheiro vai ajudar a tirar do papel o Super Centro de Saúde da Zona Oeste, em Campo Grande, que vai ampliar o atendimento médico para quem mora na região.

No combate à violência doméstica, uma lei aprovada no segundo semestre passou a exigir que síndicos e responsáveis por condomínios denunciem casos suspeitos de agressão contra mulheres, crianças, idosos e animais.

Outra lei importante autorizou a integração de câmeras particulares aos sistemas públicos de monitoramento, reforçando a segurança nas ruas.

Na área urbana, foram aprovados empréstimos para obras do Novo PAC na Rocinha e no Complexo do Alemão, além de intervenções para reduzir enchentes no Rio Acari. Além disso, depois de 16 anos, as regras do Minha Casa, Minha Vida foram atualizadas, facilitando novos projetos e aumentando a oferta de moradia popular. 

A mobilidade também entrou na pauta, com a aprovação de leis que permitirão transformar corredores do BRT em VLT e que regulamentam o transporte aquaviário lagunar da Barra e Jacarepaguá.

Falando sobre lazer e cultura, outra iniciativa que avançou foi a aprovação da concessão do Parque do Legado Olímpico, na Barra. A medida abre caminho para o “Projeto Imagine”, que prevê a criação do maior parque temático da América Latina, além de novos espaços culturais e esportivos na região. Os empreendedores só podem tocar o projeto se também fizerem melhorias na infraestrutura do entorno, garantindo que o investimento privado traga benefícios reais para a população. 

Plenário da Câmara do Rio: ao longo do ano, foram apresentados 1.769 projetos de lei e aprovadas 431 leis ordinárias pelos vereadores Foto: Luciola Villela / CMRJ

Casa do Povo

Ao longo de 2025, a Câmara também buscou se aproximar da população e abriu mais espaço para ouvir quem vive a cidade de verdade. A Casa promoveu debates sobre meio ambiente, como o Fórum Pré-COP30 e o Diálogos Locais, e realizou ações como o Extra Favelas, que ouviu moradores de diferentes comunidades e levou essas demandas para ajudar na criação de leis mais alinhadas a essas necessidades. Também fizeram parte da agenda iniciativas como O Povo Pergunta, Praça da Cidadania, Rio do Futuro e a participação na Expo Favelas.