Vídeos produzidos para o Instagram são feitos por Voz das Comunidades e Favela em Pauta
A Agência Lupa lança, nesta quarta-feira (16), mais um projeto com o objetivo de expandir o alcance da checagem de fatos no Brasil. É o Caiu na rede: é fake?, uma produção em conjunto com o Voz das Comunidades e o Favela em Pauta, coletivos de jornalismo comunitário do Rio de Janeiro. A ação conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil.
Os coletivos produzirão vídeos para o Instagram desvendando informações que circulam na internet e são compartilhadas, principalmente, nas periferias. O trabalho conta com uma escuta ativa das conversas via aplicativos de mensagens e redes sociais. A partir daí, as informações são selecionadas e verificadas seguindo a metodologia de trabalho da Lupa. O conteúdo é disponibilizado semanalmente nos perfis da Lupa, do Voz das Comunidades e do Favela em Pauta no Instagram.
“A Lupa vem, cada vez mais, intensificando sua atuação em diferentes frentes do jornalismo, com muita preocupação em promover trabalhos colaborativos. O nosso foco é sempre entregar informação mais qualificado ao maior número possível de pessoas em diferentes lugares. O Caiu na rede: é fake? é mais uma forma de fazermos isso”, diz Natália Leal, diretora de conteúdo da Lupa.
O Caiu na rede: é fake? é apresentado pelas jornalistas Amanda Botelho, do Voz das Comunidades, e Lia Soares, do Favela em Pauta, com edição e roteiros de Lethicia Amâncio, Gracilene Firmino e Matheus Andrade, também jornalistas dos coletivos. A coordenação editorial fica a cargo da jornalista Karen Cândido, que atua também no Voz das Comunidades.
“Essa parceria da Lupa com dois grandes coletivos de jornalismo é uma grande conquista, pois mostra o quanto a agência preza pela diversidade, atuando com grandes jornalistas de diferentes veículos e linguagens. Desde o início da pandemia o Voz das Comunidades vem atuando contra a desinformação e notícias falsas que circulam nas redes sociais e essa parceria potencializou nosso trabalho”, finaliza a jornalista Karen Cândido.
Além dos vídeos, as checagens semanais também estarão disponíveis no formato de texto no site da Agência Lupa.
A identidade visual do Caiu na rede é da designer Mariana Martins, e o planejamento de social media, da coordenadora de mídias sociais da Lupa, Raquel Moura. André Loureiro supervisiona a produção de vídeos. A assistente de produção da Lupa, Thuany Rodrigues, acompanha a parte educativa do projeto. A coordenação de parcerias e negócios é de Flávia Campuzano, gerente de novos negócios da Lupa. A direção geral do Caiu na Rede é de Douglas Silveira e Natália Leal, diretores de Educação e de Conteúdo da Lupa.