Bolsa Família: Governo Federal lança novo CadÚnico; saiba mais

O novo Cadastro Único vai diminuir a burocracia do sistema e melhorar o atendimento aos cidadãos
Foto: Reprodução / Secom

Menos burocracia e mais agilidade! A partir de março, o Cadastro Único passará a contar com um novo portal, com o objetivo de oferecer mais segurança, combater fraudes, possibilitar uma integração mais ampla com outras bases de dados do Governo Federal e também, melhorar os processos de atualização cadastral e o atendimento ao cidadão, com mais agilidade no funcionamento do sistema.

Na terça-feira (18), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) apresentou o Novo Cadastro Único (CadÚnico). O novo sistema vai melhorar o preenchimento de informações das famílias para evitar erros e falhas no cadastro, e agilizar o funcionamento, tanto para o operador, quanto para os beneficiários. Segundo o MDS, processos de integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizados, poderão ser feitos em poucos dias, por meios automatizados e rotineiros.

A mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios. Na prática a reforma trará maior rapidez para que funcionários do governo preencham as bases das famílias que usam o CadÚnico. O operador agora vai precisar apenas do CPF do beneficiário para automaticamente já processar informações como de nascimento, óbito, Previdência Social, entre outros documentos e direitos sociais.

O registro no CadÚnico é fundamental para ter acesso a programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e desconto na conta de luz. No total, 48 programas federais são vinculados ao Cadastro Único.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]