Menos burocracia e mais agilidade! A partir de março, o Cadastro Único passará a contar com um novo portal, com o objetivo de oferecer mais segurança, combater fraudes, possibilitar uma integração mais ampla com outras bases de dados do Governo Federal e também, melhorar os processos de atualização cadastral e o atendimento ao cidadão, com mais agilidade no funcionamento do sistema.
Na terça-feira (18), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) apresentou o Novo Cadastro Único (CadÚnico). O novo sistema vai melhorar o preenchimento de informações das famílias para evitar erros e falhas no cadastro, e agilizar o funcionamento, tanto para o operador, quanto para os beneficiários. Segundo o MDS, processos de integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizados, poderão ser feitos em poucos dias, por meios automatizados e rotineiros.
A mudança não exige qualquer atualização ou ação por parte das famílias já inscritas, que continuarão tendo acesso normal aos benefícios. Na prática a reforma trará maior rapidez para que funcionários do governo preencham as bases das famílias que usam o CadÚnico. O operador agora vai precisar apenas do CPF do beneficiário para automaticamente já processar informações como de nascimento, óbito, Previdência Social, entre outros documentos e direitos sociais.
O registro no CadÚnico é fundamental para ter acesso a programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e desconto na conta de luz. No total, 48 programas federais são vinculados ao Cadastro Único.