Daniel Paulino e Gustavo Ferreira
Voz das Comunidades Alagoas
O Bloco Vulcão da Polícia Militar de Alagoas que é considerado o mais antigo do estado arrastou uma multidão pela orla de Pajuçara e Ponta Verde, na manhã deste domingo (08). O bloco completa em 2015, 79 anos de existência, trazendo muita alegria e frevo nas prévias do carnaval de Maceió. o bloco começou a se concentração por volta das 10h e por volta das 11h saiu em direção ao espaço Geruza Malta, mais conhecido como ‘Rua Fechada’, onde todos os domingos se apresentam com o projeto ‘Vem Ver a Banda Tocar’.
A animação da festa não será diferente das edições anteriores, o frevo foi ser embalado pelos músicos do Centro Musical da Polícia Militar, que desde 2012 foi é considerado patrimônio histórico, artístico e cultural imaterial do estado de Alagoas.
De acordo com tenente-coronel José Maxwell, o bloco foi criado em 1936, pelos integrantes da banda da Polícia Militar. Ainda segundo o tenente, a intenção dos blocos era alegra aos policiais que trabalhavam durante o carnaval.
Além do Vulcão, outros blocos de batalhões de outras cidades do interior de Alagoas também devem comparecer como o Bloco Mandacaru, do 3º Batalhão da cidade de Arapiraca; o Bloco Boca de Ponche, do 6º Batalhão da cidade de Maragogi e o Carcará, do 7º Batalhão da cidade de Santana do Ipanema, no Sertão alagoano.