Luiza é o nome da pequena empreendedora de apenas 7 anos, moradora de Mesquita, na Baixada Fluminense, que há 2 dias inaugurou o seu primeiro empreendimento. Depois de uma “reunião de negócios” (palavras da Luíza) com a mãe Fernanda Alves, a menina decidiu que precisava ter sua própria empresa e que tinha a meta de conseguir 5 reais por dia para ajudar em casa.
De forma bastante criativa, lúdica e com a intenção de somente incentivar a veia empreendedora da menina, que é de sangue, já que todos na família são empreendedores, a mãe aceitou a proposta e investiu no negócio da pequena, comprou alguns doces e montou uma barraquinha na porta de casa e deu o nome de “Barraca da Lulu”.
https://www.instagram.com/tv/CAMeQHEgzJS/?igshid=1jtxzy6jkww8lA mãe de Luiza só não esperava que a foto postada na sua rede social como forma de lembrança de uma brincadeira, fosse gerar tanta repercussão para a jovem empreendedora, fazendo com que sua filha ficasse conhecida por toda a sua habilidade de menina de negócios.
“Ela me chamou pra ter uma reunião de negócios e eu pedi para gravar. A Luiza já tinha tudo organizado na cabeça dela. A meta era conseguir 5 reais por dia para comprar as coisas em casa. Ela disse que também queria ter o dinheiro dela”, conta a mãe da menina.
A parte da contabilidade fica sobre responsabilidade da mãe e da vó da Luíza, que por conta da pandemia não ficou com a barraquinha do lado de fora da casa. “Colocamos a mesinha dentro da sala, quem quer comprar alguma coisa chama, a gente atende, recebe o dinheiro e dá o troco se precisar. É mais pra ela ver que ela tem o negócio dela.” conta Fernanda, que é mãe solo, empreendedora da @queenlance e estudante de cinema na UFRJ.
Luiza tem o exemplo de uma mãe batalhadora dentro de casa, apesar de algumas pessoas criticarem a postagem da empresária sobre a lojinha da filha. Ela é muito clara quando diz que incentiva muito Luiza com os estudos. Fernanda conta que foi mãe aos 16 anos e mesmo assim não deixou os estudos de lado, e que por diversas vezes precisou levar Luiza com ela para as aulas. Mesmo com todas as dificuldades, conseguiu entrar na faculdade e hoje faz parte da Escola de Comunicação da UFRJ. “Já fiz prova de faculdade à mão, 15 páginas por não ter computador”.
E pra quem quer conhecer essa pequena empreendedora é só segui-la no Instagram @itsluizaalves. Que seu futuro seja brilhante Lulu!