Lavar frutas, legumes e verduras antes de cozinhar ou comer é algo que a gente faz quase que automaticamente. Parece um hábito simples, só que é muito importante por causa dos agrotóxicos. As substâncias venenosas dos agrotóxicos são usadas pra matar insetos e fungos, e seus resíduos ficam na superfície dos alimentos e também dentro deles. A Kananda Ferreira, colunista do Voz das Comunidades, achou isso surreal, e ela tem razão! Mas como tirar tanto veneno dos alimentos que a gente paga pra comer?
3 dicas básicas pra evitar excesso de agrotóxicos
É no prato da gente que vai parar o excesso da aplicação de venenos nas lavouras de frutas, legumes e verduras. São os resíduos das substâncias venenosas dos agrotóxicos que acabam sendo servidos junto com o que seria saudável pra adultos, jovens e crianças.
. Prefira frutas, verduras e legumes da estação [são os que precisam de menos carga de agrotóxicos]
. Dê moral pra frutas meio tortas e legumes feinhos [quanto mais perfeitinho e coloridão, mais agrotóxicos]
. Tire sempre as folhas externas das verduras [são as que concentram mais agrotóxicos]
Ah, e não se preocupa se tiver uma lagarta na alface. É ótimo! Porque se a lagarta sobreviveu nas alfaces não tem veneno demais ou nem tem veneno. Pra tirar a lagarta da sua alface é só rasgar a folha em que ela tá ou rasgar um pedaço e botar pertinho que ela sobe.
Tem agrotóxicos na superfície de frutas, legumes e verduras
Uma das formas de aplicação de agrotóxicos é a pulverização direta na superfície do que tá plantado. Esse uso externo de venenos nas plantações deixa resíduos em folhas, cascas e caules.
Lavar frutas, verduras e legumes tira resíduos dos agrotóxicos de uso externo, que foram pulverizados na superfície dos alimentos. Só que não basta passar uma água, a gente precisa lavar bem e da maneira correta pra eliminar mesmo os venenos usados.
. Deixe frutas e hortaliças [verduras e legumes] na geladeira por 2 horas antes de lavar: porque quando estão geladas na hora de lavar não absorvem as impurezas das cascas.
Frutas e hortaliças absorvem impurezas quando tão na mesma temperatura da água. Então, o melhor é lavar tudo já geladinho pra evitar que resíduos de agrotóxicos nas cascas entrem nos alimentos.
. Coloque frutas e hortaliças [ainda geladas ou frias] de molho por 10 minutos em uma mistura de água com água sanitária ou com vinagre. Use uma bacia funda, mexa bem a mistura e afunde os alimentos. E não precisa deixar mais tempo não, 10 minutos é tempo suficiente.
Mistura com água sanitária: 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água
Mistura com vinagre: 50 mililitros de vinagre para cada 1 litro de água
. Depois de deixar de molho tem que lavar os alimentos em água corrente pra tirar os resíduos da água sanitária ou do vinagre
Tem agrotóxicos dentro de frutas, legumes e verduras
Outra forma de aplicação de agrotóxicos é na terra. Esse uso de venenos na terra das plantações deixa resíduos dentro dos alimentos. Por isso que os resíduos de agrotóxicos aplicados na terra são mais difíceis de tirar.
A dificuldade pra gente é que não tem plaquinha na banca das feiras nem dos mercados pra informar quais agrotóxicos foram aplicados em frutas, legumes e verduras. A gente compra sem saber se o cultivo foi com venenos na superfície e na terra, se tem resíduos na parte externa e na parte interna.
O que dá pra fazer é cozinhar, ferver ou assar pra diminuir os resíduos dos agrotóxicos que penetraram nos alimentos. Então, primeiro a gente lava e deixa de molho pra tirar os resíduos da parte externa e depois cozinha, ferve ou assa pra diminuir os resíduos da parte interna.
Chega de agrotóxicos, né?
Tirar resíduos de agrotóxicos de frutas, verduras e legumes é mais importante do que a gente imagina, porque aqui o uso de venenos tem sido muito intenso. O Brasil é campeão mundial no consumo de agrotóxicos, com uso até de substâncias já proibidas em vários países.
O acúmulo no organismo das substâncias venenosas dos agrotóxicos afeta a saúde da gente e pode causar alergias, doenças generativas, desequilíbrios hormonais, infertilidade, impotência e até câncer. E a gente come cotidianamente alimentos com agrotóxicos.
Faz tempo que Agência Nacional de Vigilância Sanitária [ANVISA] e Instituto Nacional do Câncer [INCA] alertam pros efeitos dos agrotóxicos na saúde da gente [saiba mais aqui]. O uso exagerado de agrotóxicos no cultivo de alimentos prejudica a maioria da população, no entanto, é lucrativo pra um pequeno grupo de pessoas. Políticos garantem isenções de impostos pros agrotóxicos e beneficiam quem produz contaminando solos, águas, alimentos e pessoas. E você pode, e deve, dizer pra eles que chega de tanto agrotóxicos no seu prato, na mesa da sua família: assine a petição aqui no site da campanha #ChegaDeAgrotóxicos.