Vidigal recebe simulado da Defesa Civil

A intenção foi ensaiar e treinar para uma possível desocupação da favela em caso de emergência

Neste domingo (16), no Vidigal, Zona Sul do Rio de Janeiro, foi realizado o primeiro simulado do ano para desocupação em casos de chuvas fortes. O exercício aconteceu seguindo as regras de enfrentamento da pandemia de Covid-19. A ação deu início à temporada de simulados deste tipo. A intenção é ensaiar e treinar para uma possível desocupação da favela em caso de emergência. As atividades aconteceram das 9h às 11h, concentrando-se, principalmente, na Associação de Moradores do Vidigal.

Por conta da pandemia, a Defesa Civil convocou um representante de cada família a participar da atividade. A ação foi realizada pela Prefeitura do Rio, por meio da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). O exercício leva em conta o estado de pandemia de Covid-19, com orientações sobre as medidas preventivas necessárias, como o uso de máscaras, tanto durante a simulação quanto no evento real, caso se mantenham os protocolos de distanciamento social durante a época de temporais.

Defesa Civil orienta moradores do Vidigal

Participação dos moradores

Durante o exercício, todas as sirenes da comunidade foram acionadas, para que os moradores fossem até os pontos de apoio. O maior deles é a Associação de Moradores. Lá, os participantes foram orientados a como proceder em caso de necessidade de desocupação. Além de representantes da Defesa Civil, agentes da Prefeitura estavam no local realizando a higienização das mãos de todos os presentes e distribuindo máscaras de proteção. Vários moradores participaram do simulado.

Além da associação, o Vidigal conta com mais três pontos de apoio. São eles: a Escola Municipal Almirante Tamandaré e as igrejas Antioquia do Vidigal e Congregação da Libertação. É fundamental que os moradores tenham conhecimento dos postos de apoio, principalmente aqueles que habitam em áreas de risco. Em caso de dúvida, entre em contato com a Defesa Civil.

Todas as sirenes de alerta do Vidigal foram acionadas

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]