Vice-Governador do Rio inaugura obras de reformas do Conjunto Habitacional do Poesi, no Complexo do Alemão

Thiago Pampolha também abriu as obras de 440 novas residencias, no antigo terreno da Itapemirim
Visita_Vice-Governador
Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades

O Complexo do Alemão recebeu na última quarta-feira (23) o vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha, para assinar ordens de obras de blocos residenciais no Complexo do Alemão. O vice-governador chegou por volta das 13h nos blocos do Poesi, na Av. Itararé. Junto com ele, estavam parlamentares e líderes de associações de moradores locais, Dedé e Bororó.

Em seu discurso, ele ressaltou que o governo procura trabalhar junto com os moradores do Complexo do Alemão, atendendo demandas apontadas pela população. Ele elogiou o trabalho dos líderes locais, como a população atua na fiscalização da obra e abordou reformas como o Teleférico do Alemão, que está em andamento no Complexo.

O Poesi é um conjunto habitacional que foi construído com investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), durante o governo federal de 2008. As famílias que moravam onde atualmente se localizam algumas estações do teleférico foram deslocadas para o Poesi. Abrigando cerca de 350 pessoas, os 22 blocos que integram o Poesi passarão por reformas em telhados, fachadas e escadas.

Moradora há 13 anos no local, Marinete Rodrigues Pinheiro, de 58 anos, reclamou que o Poesi se encontra em péssimas condições e relata que toda vez que chove, é uma dor de cabeça. “Eu moro no térreo e escorre uma água que, quando chove, tem um mau cheiro terrível. As calhas também estão horríveis. Há 13 anos jogaram a gente aqui e abandonaram.” Roberta da Saúde, que mora no terceiro andar de um dos blocos, falou sobre sua casa. “Tenho um quarto que eu não uso mais. Está cheio de baldes. Deu vazamento na sala, cozinha e banheiro. Nunca teve manutenção nenhuma. Já veio a Defesa Civil aqui e até falou que tinha que reformar. Mas vai fazer como, se está cheio de caixas d’água lá em cima?

Com a visita e os anúncios do vice-governador, tanto Marinete quanto Roberta esperam mesmo que ele cumpra com as palavras. Thiago Pampolha deu uma previsão de 8 meses para que os blocos estejam reformados.

Mais tarde, a comitiva do governo estadual seguiu para o terreno da antiga garagem da empresa Itapemirim. Lá, o vice-governador deu ordem de início das obras. Neste local, serão construídas 440 unidades residenciais. O terreno já está limpo e as obras estão em andamento.

Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades

Sobre a importância de cumprir com a obra fora do período eleitoral, o vice-governador Thiago Pampolha ressaltou que o trabalho coletivo com lideranças locais e os objetivos do programa foram essenciais para que as obras acontecessem. “A comunidade do Complexo do Alemão passou muitos anos abandonada e ainda enfrenta dificuldades em muitas áreas. Por conta das obras do PAC, muitas famílias foram reassentadas, mas outras não foram. Outras hoje estão no aluguel social que não tem um valor atualizado. Portanto, realizar as obras de moradia aqui no Complexo do Alemão é o cumprimento de uma promessa do governo estadual. E é isso que a população espera, precisa e merece. Não vir aqui apenas para pedir voto, mas vir para agir.”

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]