Veja o calendário do ônibus da Justiça itinerante para Cidade de Deus

O programa tem o objetivo de trazer o poder judiciário para perto da comunidade sem burocracia e totalmente gratuito
Foto: Peter Ilicciev (Foto tirada antes da pandemia)
Foto: Peter Ilicciev (Foto tirada antes da pandemia)

A ação do ônibus da Justiça Itinerante desde o início deste ano vem sendo presente em algumas comunidades da cidade do Rio. A ação tem como objetivo oferecer à população acesso à Justiça e estimular a cidadania, por meio de atendimentos regulares previamente estabelecidos mediante aos calendários divulgados pelo Tribunal de Justiça do Rio. O serviço estava suspenso, mas retornou em setembro.

O programa surgiu como uma manobra em conjunto dos Juízes, juntamente com membros do Ministério Público e Defensoria Pública, que vão ao encontro de cidadãos que mais necessitam de assistência jurídica, assim amenizando a ausência de políticas públicas eficientes em determinados locais.

Entre os serviços oferecidos pelo programa estão os casos da área de Varas Familiar (ação de alimentos, guarda, divórcio, conversão de união estável em casamento, investigação de paternidade); atendimento para o registro civil de pessoas, com foco no registro tardio de nascimento, para o público que não possui certidão; e casos do Juizado Especial Cível que tratam de questões sobre a Defesa do Consumidor.

Que documentos devo levar?

No dia do atendimento você deverá levar tudo o que puder comprovar as suas alegações, como: certidão de nascimento, casamento, identidade cópia de contratos, de sentenças e/ou acordos feitos em Juízo, notas promissórias, notas fiscais, fotos, recibos ou qualquer escrito que possa servir de prova para ajuizamento de ação, nomes e endereços das pessoas e das firmas envolvidas na questão.

Para saber a documentação completa e detalhada para os serviços oferecidos pela Justiça Itinerante, basta acessar ESTE LINK.

Atendimento em setembro

Os moradores da Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio, podem buscar atendimento das 09h às 13h, no próximo dia 23 de setembro. Será feito no estacionamento do Mercadão de Jacarepaguá, em frente a estação do BRT de Santa Efigênia, que fica na Estrada dos Bandeirantes, na altura do número 1430. 

Após essa data, o atendimento retorna à comunidade dia 30 de setembro, no mesmo horário e local.

Veja o calendário completo

Foto: Reprodução

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EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

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