Não é de hoje que uma vala localizada na rua Tangapeme, no Complexo do Alemão, preocupa os moradores da Fazendinha. O problema já foi abordado pelo Voz das Comunidades em 2017, 2019 e 2020. E agora, em 2024, a água parada desperta um medo extra: a dengue.
Relembre quando o Voz registrou o descaso do local:
- Falta de saneamento básico na Fazendinha gera revolta; “Nosso IPTU está em dia!”
- Esgoto a céu aberto passa por casas de moradores da Fazendinha, no Alemão
A moradora Say Santos, de 34 anos, entrou em contato com o Voz falando sobre a situação da vala. “O local tem vários pontos de água aberta. Insalubre. Tenho a minha neta de 1 mês e temos vizinhos com doenças pré-existentes em casa e a gente tá pedindo que alguém nos note”.
A moradora relata que já outros contatos também já foram feitos com autoridades, mas até agora nada foi feito. “Hoje, com esse quadro de epidemia de dengue, acaba ficando pior. A gente fica bem mais vulnerável a pegar essa doença.”, completou ela em relação à falta de cuidado no local.
O Voz das Comunidades entrou em contato com Prefeitura do Rio de Janeiro e com assessoria de imprensa da Comlurb pra saber de alguma posição ou até uma data para limpeza no local. A Rio Águas, setor da prefeitura responsável, foi comunicado sobra situação. Até o fechamento deste material, os órgãos responsáveis ainda não tinham respondido. O Voz das Comunidades segue acompanhando o caso.