Se na letra do samba-enredo de 2025 a Unidos de Padre Miguel canta ‘Vila Vintém é terra de macumbeiro’, na prática a favela também é terra de sambista. Isto porque, toda a comunidade, localizada na Zona Oeste do Rio, se envolveu com a escola de samba e nunca esteve mais feliz.
Depois de mais de 50 anos sem conseguir acesso ao grupo especial do carnaval, a escola de samba Unidos de Padre Miguel, carinhosamente conhecida como UPM, finalmente volta à elite do carnaval e, com ela, sua comunidade veste a camisa, se conecta com a escola e tem acesso a serviços gratuitos oferecidos pela agremiação.

Leandro Pascoal, diretor do departamento social da Unidos de Padre Miguel, conta que começou a frequentar a escola ainda muito novo através de um baile oferecido na quadra da agremiação. E dali foi se envolvendo cada vez mais. “Hoje me considero profissional do carnaval forjado, formado, educado e profissionalizado pela própria escola. Somos crias da vintém, somos crias do Boi Vermelho”, conta.
Morador há 43 anos da Vila Vintém, Leandro conta que a favela está vivendo um sonho. “Nossa comunidade mereceu muito estar onde está. Vou para o meu décimo quinto ano consecutivo na escola, fui 5 vezes vice. Nos sentimos parte da Unidos.”
E assim como essa comunidade abraçou a escola, a UPM também vive uma história de amor com a Vila Vintém e oferece diversos serviços para toda a comunidade de forma gratuita. “Temos um retorno muito positivo da nossa comunidade. Diariamente recebemos crianças e mulheres querendo participar de nossos projetos.”
Podologia, fisioterapia, nutricionista, terapia holística, capoeira, curso de produção Cultural, funcional, são alguns dos serviços oferecidos. “A comunidade veio em peso que a quadra foi pequena. Hoje, nossas oficinas são oferecidas na vila olímpica para caber mais pessoas”, conta Leandro.
Uma união de uma comunidade e uma escola de samba que vai muito além do Carnaval, a Vila Vintém tem orgulho de dizer que, assim como o samba enredo cantado em 2019 por eles, ‘aqui se aprende a amar o samba’ e o seu lugar de pertencimento.
