A questão do lixo é um problema recorrente nas favelas. Não é difícil encontrar montanhas de resíduos em ponto dentro de comunidades. O Voz das Comunidades reportou várias vezes sobre o descarte de lixo indevido em alguns pontos do Complexo do Alemão. De olho neste problema, a Subprefeitura dos Grandes Complexos, em parceria com a Comlurb, está intensificando o ordenamento do descarte irregular de lixo em favelas.
O trabalho teve início no Parque Proletário, no Complexo da Penha, onde estão em andamento obras para a implantação de um ecoponto na Estrada José Rucas. No local, serão instaladas duas caixas compactadoras de 15 m³, destinadas ao lixo domiciliar, além de duas caixas metálicas multiuso de 5 m³, para entulhos, bens inservíveis e galhadas. Os novos equipamentos visam evitar o acúmulo de lixo nas ruas, agilizar a coleta e torná-la mais eficiente, contribuindo para um ambiente mais limpo e organizado.
“Identificamos um aumento no descarte irregular de resíduos em comunidades de baixa renda, e essa é uma das nossas prioridades. Nosso objetivo é reduzir os impactos à saúde pública, evitar a proliferação de ratos e insetos, além de prevenir alagamentos causados pelo entupimento de bueiros e a contaminação das águas”, destacou a subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha.
Ações também chegam no Jacarezinho
Já no Jacarezinho, após uma vistoria técnica realizada pela Subprefeitura dos Grandes Complexos, junto com líderes comunitários e a Comlurb, foram instalados quatro novos contêineres de lixo na Rua Viúva Cláudio, próxima à localidade conhecida como Buraco do Lacerda. A região, que recebia uma grande quantidade de lixo despejado irregularmente, passou por um processo de limpeza com jatos de água, reduzindo o mau cheiro e facilitando a circulação de pedestres e veículos.
Outros pontos do Jacarezinho também estão sendo analisados para receber novos equipamentos de armazenamento adequado de resíduos. “Este ano vamos investir na ampliação da distribuição de contêineres de grande capacidade para melhorar o ordenamento de resíduos nas comunidades”, afirmou o presidente da Comlurb, Jorge Arraes.
A Subprefeitura dos Grandes Complexos e a Comlurb seguem com vistorias em outras favelas, estudando a instalação de novos equipamentos e incentivando a população a descartar o lixo corretamente.