Você é empreendedor de favela? Sonha em investir no seu próprio produto e negócio? Então, se liga nesta oportunidade, morador! O TOP Empreendedor chega à sua 10ª edição com o propósito de aprimorar esses pequenos negócios para que melhorem sua administração e potencializem suas vendas. Microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME) de favelas do Estado do Rio de Janeiro têm até o dia 24 de julho para se inscrever em um projeto gratuito do Sebrae. As inscrições devem ser feitas pelo link: https://sites.rj.sebrae.com.br/inscricao/projeto-top-empreendedor
Este projeto já impactou cerca de 700 empreendedores de favelas do Rio e pretende ampliar cada vez mais seu público. “O projeto nasceu em 2015 e, inicialmente, ele era presencial dentro dos territórios, mas com a pandemia a gente migrou para o online e foi aí que nós conseguimos alcançar o estado do Rio de Janeiro. Então, hoje, ele é um projeto estadual voltado exclusivamente para empreendedores das favelas de todo o estado do Rio de Janeiro. Esse projeto é gratuito e esse empreendedor, uma vez selecionado, ele vai ficar com a gente durante três meses”, explica Thainar Xavier, Analista da Gerência de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio.
De acordo com a pesquisa do Data Favela (2015), quatro em cada dez moradores de favelas das regiões metropolitanas brasileiras desejam empreender, a maioria deles (63%) na própria comunidade onde vive. “Há um grande potencial empreendedor, mas muitos precisam de um apoio para fazer um planejamento, melhorar a presença nas redes sociais, organizar as finanças e nosso projeto chega para isso”, explica a gerente de Empreendedorismo Social do Sebrae Rio, Carla Panisset.
Um diferencial desta edição do TOP Empreendedor é que as microempresas também podem participar. Outra novidade é que as aulas coletivas online e as mentorias individuais com especialistas do Sebrae serão mescladas com encontros presenciais para trocas de experiências com outros empresários.