Serão contemplados 2.141 estudantes com melhores resultados na Prova Rio 2012
Alunos do 8º e 9º anos das escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro vão poder curtir o maior festival de música e entretenimento do mundo. Entre os dias 03 e 06 de setembro, a organização do Rock in Rio vai distribuir 4.282 ingressos aos 2.141 estudantes que obtiveram os melhores desempenhos na Prova Rio, em 2012. “A nossa intenção é dar acesso à cultura e estimular o estudo, premiando os que mais se dedicaram e tiveram melhor desempenho em 2012. Cada aluno premiado receberá dois ingressos, pois como são menores deverão ir acompanhados de um representante legal.”, explica Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio.
Os ingressos serão entregues diretamente aos estudantes, nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), referentes às respectivas escolas dos alunos. A entrega será feita entre às 9h e as 14h, por representantes de cada CRE e da equipe do Rock in Rio. Na terça-feira (03) a ação ocorrerá na 4ª e na 9ª CRE; na quarta-feira (04) será a vez dos alunos premiados nas 1ª, 2ª, 5ª e 7ª CRE; já na quinta-feira (05) a entrega será feita na 3ª e 8ª na CRE e, por fim, na sexta-feira (06) serão contemplados os melhores alunos das escolas correspondentes à 6ª e à 10ª CRE.
A Prova Rio, aplicada pela primeira vez em 2009, é uma avaliação externa em Português e Matemática para alunos do 3º, 4º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Além da avaliação, por critério definido pela Secretaria Municipal de Educação, os alunos contemplados atualmente frequentam a escola no 8º e 9º ano e foram aprovados no ano passado.
Em anexo está a relação com os nomes dos alunos que obtiveram o melhor desempenho e que receberão os ingressos do Rock in Rio.
Sobre o Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música, com mais de nove milhões de seguidores. Em 2011, o evento foi Trending Topics do Twitter em 13 países.
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão.
O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto “Por Um Mundo Melhor” tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG’s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia “O Passo”; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).
Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento — processo auditado por uma consultoria externa — e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.
O evento, que chega à 13ª edição, tem início na sexta-feira 13 de setembro de 2013 e segue pelos dias 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2013, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, (Parque dos Atletas – Av. Salvador Allende, s/n), uma área de 150 mil m².