A cultura pop é um movimento imenso no Brasil. Jovens de todas as idades consomem animes, mangás, games, jogos de cartas e de tabuleiros. Além disso, muitos seguidores da cultura, também consomem produtos musicais vindos do oriente, representados por grupos de K-pop e J-pop.
Nas favelas não é diferente. Jovens moradores de comunidade também consomem muitos conteúdos e produtos da indústria geek. No Rio de Janeiro, por exemplo, temos o Anime DiCria que promove a cultura dos animes no Morro do Fallet Fogueteiro. E agora, chegou a vez da favela do Fumacê ganhar a sua edição.
Quem está organizando o primeiro Jessica Almeida, de 33 anos, criou o Legião K Music, um projeto social inspirado em uma iniciativa musical da favela do Fumacê. Ela percebeu que em eventos de anime que ocorrem pela cidade nunca tinha a presença de moradores da favela do Fumacê devido a distância. Além disso, os preços dos artigos vendidos nos eventos afastam seguidores, mesmo quando o evento é gratuito. “Eu percebi que os artigos nesses eventos são extremamente caros. Eu tentei comprar um brinco, me cobraram R$25. Quando eu cheguei em casa, pesquisei e encontrei o mesmo brinco com um valor muito abaixo do que estavam me cobrando”.
Com a experiencia de ter participado do Perifacon, evento de cultura pop que acontece em São Paulo, como expositora da loja Kathy’s Store, Jessica percebeu que é possível realizar um algo semelhante favela do Fumacê. Sendo assim, Jessica organiza Legião K Pop, o evento de cultura pop gratuito de uma favela.
Vakinha online para ajudar na realização
A organizadora conta que já conseguiu fechar algumas parcerias para realizar o evento. Jessica já fechou escritores, ilustradores, tatuadores, cursos de desenho e RPGs de mesa e apresentadores. Mas a falta de recursos é um obstáculo. Para isso, ela criou uma vakinha online para levantar recursos e realizar o primeiro eveto geek da favela do Rio. Para ajudar basta acessar o link https://www.vakinha.com.br/vaquinha/financiamento-legiao-k-music. É possível fazer doações também diretamente pelo PIX [email protected].