Texto: Bárbara Nascimento | Fotos: Igor Albuquerque
Material produzido para o jornal impresso do Voz das Comunidades – Abril/2023
Ao subir as escadas da instituição localizada na Rua Três, Vidigal, somos recebidos com esses dizeres acima, transcritos na parede frontal. Isso já dá ideia da visão que norteia o Bonsai, um projeto da ONG Comunidades Invisíveis.
São aulas de boxe, yoga, dança, oficinas de customização de roupas e reforço escolar – o alicerce. Em breve vai inaugurar as de design de sobrancelhas e gastronomia.
O objetivo de tal organização, fundada em 2012, é combater as desigualdades e promover a inclusão social através da geração de oportunidades. Para custear as atividades oferecidas pela instituição, em quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro), além da colaboração dos sócios voluntários, há a confecção de roupas. Foi essa iniciativa que aproximou Jefferson Brasil e o fundador do Comunidades Invisíveis, Samuel dos Santos.
JB, como é conhecido, ator de 39 anos, foi presenteado com uma camisa fabricada por essa instituição, nos seus primeiros anos de funcionamento. Naquele momento, ele não sabia que anos depois, junto com o ator e produtor, Danilo Batista, 47 anos, coordenaria uma célula da instituição: o Bonsai Vidigal.
Bonsai é uma planta que precisa de cuidado e atenção para se desenvolver. O nome favela tem origem em uma planta. O que JB e Danilo pretendem é que oportunidades não sejam podadas.
Dias e horários das atividades:
- Segunda:
- Boxe – às 15h
- Alicerce – 15h e 16:30
- Yoga – 18h
- Terça:
- Dança – 15h
- Moda e Customização – 16h
- Papo Reto – 17h
- Quarta:
- Boxe – 15
- Alicerce – 15h e 16:30
- Yoga – 18h
- Quinta:
- Moda e Customização – 15h
- Dança – 16h
- Sexta:
- Boxe – 15h
- Alicerce – 15h e 16:30