O Favela com Dignidade, iniciativa da Secretaria Especial de Ação Comunitária (Seac), vai ser implementado na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, no dia 19 de março, sábado. O programa, lançado em maio de 2021, visa levar os serviços da Prefeitura do Rio diretamente para as favelas do Município.
Na quarta-feira (9), a secretária da Ação Comunitária, Marli Peçanha, visitou a Vila Progresso na comunidade. Junto com outros 23 setores e órgãos da Prefeitura, a ação técnica percorreu ruas da região e levantou uma lista de serviços públicos que serão postos em funcionamento na localidade.
Um dos principais registros realizados pelos técnicos durante a visita foi relatada pela presidente da associação de moradores da Vila Kennedy, Sheila Cardoso, a respeito do assoreamento do Rio Sardinha, que inunda a região durante período de fortes chuvas. Solicitações referentes à pavimentação urbana e iluminação pública também foram registradas.
Marli, secretária da Ação Comunitária, ressaltou que o programa Favela com Dignidade tem como objetivo abrir portas para que o contato com moradores e lideranças seja mais próximo. “Essa integração é importantíssima. Estou aqui para garantir que as favelas tenham dignidade. Tenham voz e vez.
A Favela Dignidade vai instalar ainda o “Recicla Comunidade”, projeto que reforça a renda da população local através ação produtiva da reciclagem. O Turistando com a Comunidade também será implantado no mesmo dia; vinte moradores da Vila Progresso vão realizar visitas guiadas ao Museu do Pontal.