Prefeitura do Rio homenageia juventude periférica que atua no combate à Covid-19

Na manhã deste sábado (09) na Cidade de Deus, a Secretaria Especial da Juventude iniciou de uma série de homenagens aos jovens de comunidades

Foto: Reprodução

Na manhã deste sábado (09) na Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Especial da Juventude, deu o pontapé inicial em uma série de homenagens à juventude carioca (que vem atuando no combate à Covid-19).

A homenagem é a primeira ação pública da JUVRio, Secretaria criada na gestão do atual prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), a fim de formular e implementar políticas públicas voltadas especificamente para juventude da cidade. A placa está na Praça Padre Júlio Groten, espaço que, nos últimos meses, passou por uma revitalização completa.

Diálogo com a juventude

O prefeito Eduardo Paes (DEM) participou da inauguração. Além disso, reforçou a importância do diálogo aberto do atual governo com as lideranças e coletivos que recebem a homenagem. “Essas organizações não existem para substituir o poder público, mas sim para somar com a gente. Infelizmente na gestão anterior isso não aconteceu e eles tiveram que correr atrás. Então, esse momento é para homenagear essas pessoas que foram à luta em um momento difícil. A diferença agora é que vocês não estão mais sozinhos”, afirmou o prefeito da cidade.

O secretário especial da Juventude Carioca, Salvino Oliveira, destacou a importância da homenagem como ação prioritária dos primeiros 15 dias de governo. “Os jovens periféricos foram protagonistas na mobilização para reduzir os impactos diretos da pandemia de Covid-19 em seus territórios. É simbólico que nossa primeira grande ação destaque a juventude carioca, que já está fazendo acontecer, que está correndo atrás, não apenas da sua sobrevivência, mas também dos demais”. Ressaltou o novo secretário, cria da própria Cidade de Deus. 

Foto: Reprodução

Até o dia 15 de janeiro vão instalar outros nove Memoriais da Luta da Juventude em outros pontos da cidade. Estes lugares são: Maré, Vila Kennedy, Jacarezinho, Alemão, Rocinha, Providência, Bancários e, por fim, Santa Cruz.  

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]