Parte do Plano de Ação Popular do CPX, o “Projeto Mulheres na Linha de Frente” tem como objetivo uma cultura política entre as mulheres e meninas do Complexo do Alemão, para que elas possam exercer uma maior autonomia cotidiana em várias dimensões de suas vidas.
Entre as demandas levantadas pelas próprias moradoras, estão a formação política para que ocupem espaços de participação e construção de políticas públicas, o atendimento à saúde sexual, garantido direitos sexuais e reprodutivos delas.
O projeto é organizado pelo Instituto Raízes em Movimento e patrocinado pelo Fundo Canadá para Iniciativas Locais, em parceria com a Oca dos Curumins, Educap e MEAA.
Principais ações
- Curso de Formação Política com ênfase em Elaboração de Políticas Públicas para Mulheres;
- Oficina de Fotografia e Exposição fotográfica;
- Pesquisa com dados qualitativos sobre Políticas Públicas para Mulheres no Complexo do Alemão.
Principais produções
- Publicação de uma cartilha: Durante o curso de formação, a partir dos principais pontos levantados, teremos ao final uma cartilha informativa com dados de interesse público sobre direitos das mulheres.
- Planejamentos e reuniões de incidências políticas: Articulação de encontros de diálogo e ação com agentes públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário.
- Exposição fotográfica e intervenção urbana: Ao término da oficina de fotografia, as mulheres farão uma exposição fotográfica e um trabalho com lambe-lambe no evento “Circulando”, 12 de dezembro, no CPX.
- Publicação dos dados da pesquisa: Pesquisa e análise sobre políticas públicas para as mulheres nos 03 níveis: municipal, estadual e federal.
Para mais informações: www.raizesemmovimento.org.br