Novembro Negro: Morro da Providência sediará quarta edição de festival cultural que resgata memória afrobrasileira do território

O evento acontece nos dias 15, 17, 18 e 19 de novembro e homenageia os 126 anos da primeira favela do Brasil
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nas vésperas do Dia da Consciência Negra, a Zona Portuária do Rio de Janeiro vai receber a quarta edição do Festival Cultural Novembro Negro: Especial na Pequena África. O evento acontece nos dias 15, 17, 18 e 19 de novembro e conta com uma extensa programação com palestras, exposições, lançamento de livro, batalha de danças de rua, feijoadas, oficina de trança e de instrumentos africanos, entre várias outras atividades gratuitas e abertas ao público. ‌Além disso, contará com duas intérpretes de LIBRAS ao longo da programação. 

Engajado no resgate do protagonismo negro e da memória local, o Festival Cultural Novembro Negro tem o intuito de reforçar a importância da Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana nas escolas do país.  O evento também homenageia os 126 anos do Morro da Providência, considerada a primeira favela do Brasil.

As atividades acontecerão no período das 10h30 às 18h30, e serão divididas em quatro pontos da região portuária: Largo da Cruzeiro, sede da Casa Amarela Providência e a Pista Santo Skate, localizados no Morro da Providência, além do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), situado na Gamboa. 

O evento é promovido pela Casa Amarela Providência, apresentado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, e contemplado pelo edital Zonas de Cultura e pela Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ).

Programação completa

15 de novembro

10h30 – Palestra sobre os Valores Civilizatórios Afro Brasileiros com Gisele Rose | Local: Largo da Cruzeiro

12h – Feijoada do MIP | Local: Casa Amarela Providência

14h – Oficina de musicalização com Afrika Sonora | Local: Largo da Cruzeiro

16h – DJ Set com DJ Tammy | Local: Largo da Cruzeiro

17h – Roda de Samba da Vizinha Faladeira | Local: Largo da Cruzeiro

17 de novembro

10h30 – Visita educativa guiada no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB)

10h30 às 17h30 – Feira de afroempreendedores Encontro Preto

14h – Contação de histórias com Camila Zarite

15h30 – Apresentação Orquestra Luna & Banda da UNIRIO

17h30 – Show “Memória Travesti” da Azula

*Toda a programação do dia acontecerá no MUHCAB

18 de novembro

10h30 – Coletivo Ayó com Roda de conversa & Oficina de Tranças| Local: Largo da Cruzeiro

14h – Apresentação de hip hop das crianças da Casa Amarela| Local: Pista Santo Skate

15h Lançamento do livro “Vem ni mim que eu sou passinho” com Hugo Oliveira e Galeria Providência| Local: Pista Santo Skate

16h – 18h – Batalha SAGAS, danças de rua | Local: Pista Santo Skate

19 de novembro

10h30 – Apresentação com Afroflor & Trio | Local: Largo da Cruzeiro

11h30 – DJ Bieta | Local: Largo da Cruzeiro

13h – Feijoada do MIP | Local: Casa Amarela Providência

14h – Abertura com Mãe Glória do Ilê Asè Iyá Omi Funfun | Local: Pista de Skate

15 – Apresentação do Afoxé Filhos de Gandhi | Local: Pista de Skate

17h – Apresentação do Coletivo Colerê | Local: Escadaria & Largo da Cruzeiro

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]