Foto: Divulgação / Nave do Conhecimento
A Secretária Municipal de Ciência e Tecnologia fez uma visita técnica no final de fevereiro à Nave do Conhecimento da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, para fazer o levantamento patrimonial. O Secretário Willian Coelho se surpreendeu ao chegar no local com servidores da secretaria.
O espaço está fechado há três anos, mas permaneceu com tudo no seu devido lugar. No local, foram encontrados vários equipamentos, como câmeras fotográficas, filmadoras, televisores, videogames, dentre tantos outros materiais, de forma conservada e prontos para serem usados.
O secretário afirmou que a Nave é um espaço de fundamental importância para a comunidade da Nova Brasília e do Complexo do Alemão, e que a ideia é transformar esse equipamento em um verdadeiro polo de capacitação profissional para os jovens na área de tecnologia.
“Nós vamos fazer todo esforço para que ainda esse ano esse equipamento esteja em pleno funcionamento preparando os nossos jovens para o mercado de trabalho”, afirmou a secretário.
Nave do Conhecimento fechada
Para as pessoas que frequentavam a Nave, o fechamento da mesma causou um buraco muito grande na localidade. A maioria dos funcionários eram moradores. Os frequentadores eram de diversas regiões do Complexo e de outras localidades. As pessoas tinham acesso gratuito à internet de qualidade com equipamentos de última geração. Atraia a economia local, com lanchonetes e o comércios que tinham ao seu redor. Com o fechamento, consequentemente com o do cinema também, que é ao lado, a praça ficou esvaziada.
Segundo a assessoria da SMCT, a Nave do Conhecimento da Nova Brasília está fechada há três anos por falta de contrato. Foi feito o levantamento patrimonial e estão finalizando o levantamento. Afirmaram também que a nave não precisa de nenhuma reforma estrutural. O que deve ser feito é um processo de licitação para que volte a funcionar. Um processo como esse demora de cinco a sete meses. Com isso, a nave só poderá ser reaberta no final do ano.