Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Nave do Conhecimento da Nova Brasília oferece cursos gratuitos à comunidade: saiba mais

Atividades de capacitação em tecnologia e redes sociais estão sendo oferecidos de hoje (25) até 28 de Julho
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Nave do Conhecimento, na comunidade da Nova Brasília, está com uma grande programação de cursos de qualificação para a comunidade. Áreas de tecnologia, marketing, modelagem 3D, arte e fotografia serão abordadas em aulas, ministradas no local.

A programação segue de acordo com o período de férias das escolas, então as crianças poderão aproveitar o tempo na Nave do Conhecimento. As inscrições podem ser feitas através do site ( www.navedoconhecimento.rio ). Em caso de dúvidas, o interessado poderá entrar em contato pelo e-mail ( [email protected] ) ou pelo Instagram ( @navenovabrasilia ).

Os cursos são:

Social Media – A Profissão do Futuro
Com o avanço da tecnologia, utilizar a internet para chegar ao seu público é uma estratégia de marketing eficaz para as empresas e instituições. Sendo assim, ter uma presença digital consistente e se relacionar de forma humanizada com a audiência pode ser o diferencial no sucesso de um negócio

Início: 25/07/2022
Dias: Segunda, Quarta e Sexta
Horários: 13h às 16h

Montagem e Manutenção de Computadores
Nesse curso vamos dar especificação à montagem, sem deixar de passar pela instalação de programas e periféricos mais comuns. Abordaremos ainda questões de manutenção preventiva e corretiva para deixar o seu computador sempre pronto para ser utilizado, sem surpresas!

Início: 25/07/2022
Dias: Segunda e Quarta
Horários: 18h às 21h

Modelagem 3D com Blender
Blender é Software de Código aberto que permite a criação de objetos, animações, cenários e personagens em 3D. A Modelagem em 3D, tem proporcionado uma grande ampliação de oportunidades no mercado de trabalho. Munido desta técnica, é possível desenvolver diversos trabalhos nos segmentos do cinema, games, televisão, arquitetura, medicina, desenvolvimento de produtos, entre outros.

Início: 25/07/2022
Dias: Segunda e Quarta
Horários: 15h às 18h

Fundamentos da Fotografia

Neste curso o aluno vai aprender a ter controle e usabilidade da sua câmera. Além disso, abordaremos temas como história e linguagem da fotografia como base que desenvolvem aulas práticas que ajudarão o aluno a criar produções imagéticas. O curso também vai tratar sobre ferramentas fotográficas, equipamentos, iluminação e noções de edição.

Os módulos são voltados para quem deseja aprender desde o início todos os passos da fotografia, e assim iniciar uma profissão ou melhorar consideravelmente seu hobby.

Início: 26/07/2022
Dias: Terça e Quinta
Horários: 09h às 12h e 13h30 às 16h30

TecnoArt – Cultura Urbana
A Arte Urbana abrange um leque de manifestações artísticas, tais como: grafites, pinturas, intervenções e apresentações desenvolvidas no espaço urbano, que se diferem das atitudes de vandalismo. 

Neste módulo os alunos irão trabalhar o processo criativo com a tecnologia e conhecer uma das principais ferramentas de edição dentro da Arte Digital.

Início: 26/07/2022
Dias: Terça e Quinta
Horários: 18h às 21h

Informática Kids
Curso voltado para a criança na faixa etária de 7 a 12 anos que visa desenvolver uma utilização mais educativa da tecnologia que já faz parte de seu universo. As atividades realizadas terão o objetivo de estimular e potencializar o desenvolvimento intelectual das crianças, de forma lúdica e dinâmica. Os conteúdos seguem o contexto atual e apresentam os benefícios e malefícios encontrados na web.

Início: 27/07/2022

Dias: Quarta

Horários: 09h30 às 12h30

Oficina: Cultura Maker “Conhecendo a Cortadora a Laser
A Cultura Maker é um movimento que busca por soluções simples e criativas para problemas complexos. Teve origem na década de 70 com o uso da filosofia do “Do It Yourself”, que traduzindo para o português significa “faça você mesmo”. Um ambiente Maker, geralmente é composto de impressoras 3D, cortadora a laser e ferramentas do dia a dia como: serras, martelo, entre outros. Neste caso específico, a abordagem será a cortadora a laser – que poderá ser utilizada para diversas funcionalidades, principalmente, fomentar o empreendedorismo e a economia criativa.

Início: 27/07/2022
Dias: Quarta
Horários: 13h às 16h

Workshop:  Lei Brasileira de Inclusão e os Desafios da Acessibilidade no Mundo Digital
De acordo com um estudo realizado pelo BigData Corp e o Movimento Web para Todos, mais de 14 milhões de páginas de sites e portais, menos de 1% são considerados acessíveis. Isso dificulta e até impossibilita o acesso de pessoas cegas ou com baixa visão nesses ambientes digitais, o que contraria a legislação. Com um olhar para essa questão, a Nave do Conhecimento do Engenhão oferecerá, no dia de aniversário de sete anos da Lei Brasileira de Inclusão, uma oficina que apresentará tecnologias assistivas gratuitas que tornam os ambientes digitais mais acessíveis. Conteúdos que serão abordados no workshop será QR code acessível, legendas alternativas, leitores de tela e conhecimentos em volta da Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. A participação para este workshop segue alguns pré-requisitos. As pessoas alfabetizadas com conhecimentos básicos de informática. Caso possua, será necessário levar o smartphone.

Início: 28/07/2022
Dias: Quinta
Horários: 14h às 17h

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]