A Secretaria Municipal de Habitação apresentou, nesta semana, uma série de projetos do programa Morar Carioca que prometem transformar comunidades da Zona Norte e Oeste do Rio. As ações, que incluem obras de infraestrutura, urbanização e lazer, devem beneficiar cerca de oito mil moradores em quatro localidades, incluindo o Complexo do Alemão, Cosmos, Vila Kennedy e Santíssimo.
No Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, será revitalizado o antigo Campo do Teleférico, com a construção de três quadras (poliesportiva e futevôlei), parquinho infantil, área de convivência, quiosque, capela e uma Academia da Terceira Idade. O anúncio foi feito pelo secretário Diego Zeidan ao lado da subprefeita dos Grandes Complexos, Marlí Peçanha.

Em Cosmos, na Zona Oeste, o projeto da prefeitura contempla a reforma do Campo da Vinte, com a criação de espaços esportivos como quadras, futmesa, parque infantil e uma nova área de lazer com foco em atividades físicas para todas as idades.
A Vila Kennedy também será contemplada com a construção de campos de futebol, anfiteatro, ringue de boxe e academia ao ar livre. O projeto inclui ainda grafites em fachadas, iluminação pública, mobiliário digital e ações de paisagismo.
Já em Santíssimo, na Pousada dos Cavalheiros, as intervenções incluem rede de água, esgoto, drenagem, pavimentação e iluminação, além da criação de áreas verdes e espaços de convivência. “É cada vez mais necessário criar um ambiente que promova dignidade e inclusão. Estamos garantindo acesso e oportunidades para todos”, afirmou o secretário Diego Zeidan.