Está em construção um curso pela Redeccap que visa a formação de jovens moradores dos complexos de Manguinhos e Jacarezinho como comunicadores de ciência. O foco é a produção de uma revista, tanto eletrônica quanto impressa, abordando temas de ciência, tecnologia e sociedade destinados ao público adolescente e jovem.
A proposta foi contemplada pela Chamada Emergencial de Enfrentamento à Covid-19 nas favelas cariocas e agora faz parte do Plano Integrado de Saúde nas Favelas – (90 x Favelas Parceria em Defesa da Vida) da Fiocruz. A divulgação da notícia coincide com o Dia Estadual de Mobilização para o Enfrentamento da COVID-19 e seus impactos nas favelas e periferias.
O curso busca ampliar a divulgação científica, desenvolver habilidades de comunicação e diversificar vozes, promovendo o pensamento crítico. Com uma abordagem teórica e prática, desde a sala de redação até visitas de campo, serão explorados temas atuais relacionados à saúde integral e fenômenos sociais, como machismo, racismo ambiental, inteligência artificial e tecnologias. A proposta visa não apenas o desenvolvimento individual dos jovens, mas também contribuir para uma sociedade mais crítica e engajada, conectando questões científicas com conhecimentos e saberes populares.