Projeto Paloma vira centro de reabilitação com novo espaço
O Instituto Movimento & Vida, inaugurado no início do mês de maio na Rua Andorinha, ao lado da Rua Paranapanema, em Ramos, oferece atendimento gratuito de fisioterapia para os moradores das comunidades dos Complexos do Alemão, Penha e arredores. O espaço vai abrigar o Projeto Paloma, que já existia há 10 anos dentro da Paróquia de São Sebastião, em Olaria. Com uma estrutura incomparavelmente melhor, a nova casa, viabilizada apenas por doações, possibilitará um aumento expressivo de atendimentos e tratamentos para a população sem recursos.
Entre os cerca de 10 mil atendimentos realizados ao longo dos anos em que a fisioterapeuta Mônica Cirne, idealizadora do projeto, fazia dentro de uma pequena sala, o caso de Vinicius dos Santos Santana, de 34 anos, ilustra de maneira especial a importância da nova sede e a grandeza da iniciativa.
Vinicius (foto acima) é morador do Morro do Alemão, no Complexo do Alemão. Ficou em coma após ser atropelado por uma roda de caminhão enquanto trabalhava, em 2015. Um médico chegou a dizer que o jovem “ficaria na cama para sempre”. Depois de ficar internado no Hospital Estadual Getúlio Vargas por 45 dias, voltou para casa. Vinicius não conseguia se mexer da cintura para baixo. Quando chegou em casa do hospital, os vizinhos chamaram Mônica para avaliar o caso. Ali começava o tratamento que possibilitou que agora, em maio de 2017, Vinicius possa voltar a trabalhar.
O novo espaço já está funcionando às terças-feiras de 13h às 17h e às sextas de 08h às 12h. Segundo Mônica, a ideia é que o funcionamento seja de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Só que para isso acontecer, é preciso que haja algum patrocínio do Estado ou do setor privado. “A gente precisa de um padrinho; com um investimento mínimo em serviço de limpeza, com pessoal e na manutenção do espaço, já conseguiríamos ajudar muito mais gente” – afirma Mônica.
O Instituto Movimento & Vida mantém uma conta para receber doações de pessoas físicas e jurídicas. Para ser atendido é preciso estar com acompanhamento médico e levar comprovante de residência e comprovante de renda.
CNPJ: 19012519/0001-18
Banco: Bradesco
Agência: 2043-5
Conta Corrente: 41939-7