Catástrofes climáticas como enxurrada na cidade de Petrópolis ou as tempestades de areia no interior do estado de São Paulo nos trazem a uma reflexão sobre a situação climática do planeta. A sustentabilidade é um tema pertinente diante de questões como o próprio aquecimento global e as crises energéticas.
Visualizando um mundo mais sustentável, o projeto Torre Verde desenvolve uma estrutura de 11 metros de altura, dividida em diversas funções de reaproveitamento de recursos naturais. O projeto é da ONG Entrelaces, Associação Brasileira de Pesquisa e Projetos em Educação em parceria com a Azevedo Agência e Arquitetura (AAA).
A torre será instalada no pátio nas escolas Escola Municipal Luiz Paulo Horta e da CIEP Dr. Bento Rubião, na Rocinha. Os primeiros 3 pavimentos da torre serão destinados a produção alimentar comunitária. No último andar da torre, duas caixas d’água de 500 litros cada uma, além de painéis solares. A estrutura também contará com um sistema de captação de água da chuva, que poderá ser aproveitada.
“A ideia é que a gente consiga conscientizar ainda mais as pessoas em torno do colégio, e consequentemente a Rocinha ganhará muito com isso, é fundamental que entendam que a torre irá proporcionar uma economia circular formidável. E ainda iremos capacitar técnicos locais para trabalhar nessa torre.” diz Mônica Garcia, coordenadora de projetos da ONG Entrelaços.
O projeto tem a consultoria em gestão ambiental da AMB&TECH em conjunto com o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.