O projeto Império é coordenado por Valkiria, jovem do Fallet. Ela juntamente com Mayke e Elaine, do
após a saída dos jovens Suelen e Marllon, teve a ideia de uma marca de camisetas com foco em valorização de elementos (pessoas, locais, acontecimentos, grupos, jogos/brincadeiras, etc) das favelas do Fallet e Complexo da Penha/Alemão através de estampas, retirando a representação de que a favela é um espaço de violência, banalização da sexualidade e pobreza intelectual, artística e cultural.
Além disso, foca em trabalhar a economia local através de parcerias com costureiras locais para customização das camisetas que são produzidas. A primeira coleção terá 5 estampas voltadas para valorização do espaço territorial dessas favelas e dos personagens que atuam ali. O lançamento ocorrerá na Arena Carioca Dicró, localizada no território do Complexo da Penha, no dia 26 de Maio (hoje), às 18 horas, haverá o desfile com as estampas e diversas atrações de artistas da região e moradores reconhecidos, como a cantora de funk Mc Sabrina.
Ontem teve uma apresentação do Teatro da Laje, grupo liderado por Veríssimo Júnior, professor de teatro radicado na Vila Cruzeiro, na Instituição Ama Valle, no Fallet, para divulgar a marca e convidar as pessoas para o desfile, além de uma grande mobilização no dia do evento, na Vila Cruzeiro.
Os jovens já vêm mobilizando público e parceiros para os eventos, que marcarão a inauguração do projeto, desde o fim de Março, onde visitam casas dos moradores para explicar sobre o projeto, apresentam a proposta do projeto para comerciantes locais, rádios comunitárias, instituições e comparecem à reuniões de redes, além de divulgarem através de sua página no Facebook as parcerias e próximos passos do projeto.
Tudo isso não existiria se não fosse a atuação da Agência de Redes para Juventude, projeto patrocinado pela Petrobras que investe em formação livre e continuada de jovens das favelas pacificadas cariocas, estando atuando hoje em 17 favelas e já tendo mais de 500 jovens que participaram do percurso de formação da Agência. A metodologia consiste em investir financeira e tecnicamente nestes jovens, disputando o discurso de que eles têm potencial para criarem soluções efetivas para os seus territórios por meio de projetos. Os melhores projetos recebem R$ 10.000,00 para realizar suas ações, o Império foi um dos contemplados.