Pesquisar
Close this search box.

Imperio: Camiseteria com estampas afetivas do Fallet e Complexo da Penha/Alemão

O projeto Império é coordenado por Valkiria, jovem do Fallet. Ela juntamente com Mayke e Elaine, do
após a saída dos jovens Suelen e Marllon, teve a ideia de uma marca de camisetas com foco em valorização de elementos (pessoas, locais, acontecimentos, grupos, jogos/brincadeiras, etc) das favelas do Fallet e Complexo da Penha/Alemão através de estampas, retirando a representação de que a favela é um espaço de violência, banalização da sexualidade e pobreza intelectual, artística e cultural.
Além disso, foca em trabalhar a economia local através de parcerias com costureiras locais para customização das camisetas que são produzidas. A primeira coleção terá 5 estampas voltadas para valorização do espaço territorial dessas favelas e dos personagens que atuam ali. O lançamento ocorrerá na Arena Carioca Dicró, localizada no território do Complexo da Penha, no dia 26 de Maio (hoje), às 18 horas, haverá o desfile com as estampas e diversas atrações de artistas da região e moradores reconhecidos, como a cantora de funk Mc Sabrina.
Ontem teve uma apresentação do Teatro da Laje, grupo liderado por Veríssimo Júnior, professor de teatro radicado na Vila Cruzeiro, na Instituição Ama Valle, no Fallet, para divulgar a marca e convidar as pessoas para o desfile, além de uma grande mobilização no dia do evento, na Vila Cruzeiro.
Os jovens já vêm mobilizando público e parceiros para os eventos, que marcarão a inauguração do projeto, desde o fim de Março, onde visitam casas dos moradores para explicar sobre o projeto, apresentam a proposta do projeto para comerciantes locais, rádios comunitárias, instituições e comparecem à reuniões de redes, além de divulgarem através de sua página no Facebook as parcerias e próximos passos do projeto.
Tudo isso não existiria se não fosse a atuação da Agência de Redes para Juventude, projeto patrocinado pela Petrobras que investe em formação livre e continuada de jovens das favelas pacificadas cariocas, estando atuando hoje em 17 favelas e já tendo mais de 500 jovens que participaram do percurso de formação da Agência. A metodologia consiste em investir financeira e tecnicamente nestes jovens, disputando o discurso de que eles têm potencial para criarem soluções efetivas para os seus territórios por meio de projetos. Os melhores projetos recebem R$ 10.000,00 para realizar suas ações, o Império foi um dos contemplados.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywincasibom girişdeneme bonusugrandpashabet girişbahsegel giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]