Fiocruz lança primeiro edital no Brasil focado em saúde integral nas favelas

As inscrições do edital abriram dia 2 de fevereiro e vão até dia 2 de fevereiro.
Foto: Reprodução

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), inaugurou no ano passado, em dezembro, o evento ‘Favela Produz Saúde’, na quadra da Mangueira, onde apresentou resultados e lançou um novo edital do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro. A estimativa é de R$ 5,5 milhões para organizações sociais que atuem na promoção integral à saúde em favelas do estado.

No ano passado, em uma articulação entre Fiocruz, Alerj, UFRJ, PUC-RJ, Uerj, SBPC e Abrasco, o plano beneficiou em novembro de 2023, 325 mil pessoas em 90 projetos apoiados em 18 municípios, 136 favelas e territórios de periferias. Foram realizadas em 2023, 135 visitas aos projetos em favelas, compactuando com uma estratégia participativa e de construção de diálogo e houve a distribuição de 400 toneladas de alimentos.

“A Fiocruz se sente muito honrada em fazer parte desse projeto, não como protagonista, mas como parceira. A nossa experiência em trabalhar com favelas é sempre enriquecedora e de aprendizado. A pandemia reforçou essa crença de que política pública se faz em conjunto com aquele que é o objeto dela” confirmou Mario Moreira, o presidente da Fiocruz.

2024: As inscrições já começaram. Abriu no dia 2 de janeiro e vai até dia 2 de fevereiro. Os projetos terão duração de 9 á 12 meses com inicio de apoio até o primeiro semestre de 2024.

Além deste aporte adicional da Fiocruz, alocado no edital, a Alerj aprovou, em 14 de dezembro, a liberação de R$ 25 milhões por emenda ao orçamento do Estado para a ampliação das ações do Plano para 2024. O subsecretário de vigilância e atenção primária à saúde do estado do Rio de Janeiro, Mario Sergio Ribeiro reafirmou o seu compromisso em apoiar o projeto, acrescentando que em janeiro começam os trâmites administrativos para definir como será o encaminhamento da verba.

Para mais informações só acessar o site: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-lanca-primeiro-edital-no-brasil-focado-em-saude-integral-nas-favelas

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]