Como é de conhecimento de muitos, as comunidades popularmente chamadas de favelas , estão cheias de novos talentos e a grande maioria fica sem espaço de visibilidade por falta de recursos financeiros e sociais. Segundo uma pesquisa do IBGE 60% dos evangélicos do estado Rio de Janeiro mora nas zonas de periferia.
Observando esse panorama social e religioso nas comunidades do RJ, buscando promover a integração entre os participantes, as comunidades e os colaboradores, a cultura de paz e valorização do indivíduo, a educação através da qualificação para o meio artístico, tornando os jovens mais conscientes de seus papéis com sua realidade e entorno e utilizando da arte para passar mensagens do cristianismo. Desse ideal que nasceu o Mess Fest Gospel Comunitário que é uma realização da gravadora Mess Entretenimento ( é uma empresa do meio artístico Gospel de caráter social, cultural e esportivo.).
Como será o Festival?
O evento vai acontecer em nove comunidades do RJ ( Tabajaras, Vidigal, Pavão Pavãozinho, Dona Marta, Complexo do Alemão, Cidade de Deus, Dendê, Rocinha e Vigário Geral), de cada lugar haverá um concurso musical gospel onde sairá um ganhador local. No final será nove ganhadores cada um representante de uma comunidade.
O Festival em cada favela será dividido em três etapas: a primeira será as inscrições (gratuita para toda comunidade) a segunda fase é a audição (cada participante deve escolher uma música dos artistas da gravadora para interpretar) aonde dez pessoas serão classificadas para cantar e se apresentar no dia do show. A terceira fase será um mega evento gratuito para a comunidade, com a presença de artistas de forte expressão no gospel mais uma mesa de júri formada por formadores de opiniões que vão votar e escolher cada ganhador.
Os ganhadores além de se apresentar nos festivais, vão fazer parte de um CD cantando com grandes nomes do gospel que será distribuído pela Gravadora Mess Entretenimento.