Pesquisar
Close this search box.

Espetáculo encenado por jovens da Cidade de Deus estreia no Tablado neste fim de semana

Adoção é tema de novo espetáculo encenado por jovens da Cidade de Deus

IMG_7599O grupo de teatro Os Arteiros, da Cidade de Deus, apresenta seu novo espetáculo “O Que Será de Nós Daqui a 4 anos?”, no teatro O Tablado, nos dias 18 e 19 de julho. Essa é a quarta montagem da trupe, que é formada por crianças e adolescentes entre 12 e 15 anos, todas moradoras da Cidade de Deus, comunidade localizada na zona oeste do Rio de Janeiro. O texto é do diretor teatral Fernando Barcellos e a trilha original é assinada por Jarbas Bittencourt.

No Brasil existem mais de 31 mil pretendentes a pais e mães e cerca de 5,5 mil crianças aguardando adoção. Entretanto, apenas uma pequena parcela dessas crianças consegue ser integradas em novas famílias. Dados como sexo, idade, cor da pele e estado de origem determinam a possibilidade de adoção de cada criança. Dos residentes em abrigos, 75% permanecem nessas instituições até atingirem a maioridade civil, aos 18 anos. Dentre as selecionadas para possíveis pais, mais da metade retornam por dificuldades de adaptação, e é essa expectativa que é apresentada pelo grupo.

IMG_7565Na montagem, nove crianças dão vida aos personagens que sonham com o dia da sua adoção. Para dar mais veracidade, os atores foram conhecer a rotina dos internos em alguns abrigos. “Fizemos uma pesquisa extensiva, visitas a abrigos e entrevistas com diversos agentes envolvidos nesse contexto. Quanto mais velha a criança, mais difícil fica para ela ser adotada. Queremos mostrar os sonhos e as expectativas dessas crianças que vivem nos abrigos do Brasil e levar a uma reflexão sobre o porquê dessa conta não fechar”, explica Fernando Barcellos.

Integram a peça os atores Marcelo Mariano e Luma Ferreira, que participaram da novela ‘Além do Horizonte’, da Rede Globo.

Sobre a peça “O Que Será de Nós Daqui a 4 anos?”

Dia: 18 e 19 de julho (sábado e Domingo)

Local: Teatro O Tablado – Avenida Lineu de Paula Machado, 795 – Jardim Botânico – RJ

Horário: 19h

Preço: R$ 20 (Inteira) e R$ 10 (Meia entrada) 

Sinopse: Nove crianças – todas nascidas em 2001 – residentes em um abrigo municipal, à espera de uma família adotiva que as retire daquela condição. Crianças destituídas de lar e estrutura familiar e com a formação comprometida, vivem amontoadas em abrigos públicos alimentadas pela esperança constante da chegada de alguém que as queira.  Crianças que, caso esse alguém não apareça nos próximos anos, serão lançadas ao mundo e à vida, sem base, sem alicerce, sem chão. 

Duração: 60 minutos

Direção e Roteiro: Fernando Barcellos

Elenco: Adriele Carvalho, Bruna Ventura, Guilherme Lopes, Jéfferson Teófilo, Jennifer Piuma, Juliana Menezes, Luma Ferreira, Marcelo Mariano, Nathy Veras, Paloma Alves, Thayná Barria e Vic Mendes.

Classificação: 14 anos

Telefone: (21) 2294-7847

Os Arteiros

Idealizado pelos cineastas Fernando Barcellos e Rodrigo Felha, e pelo ator Ricardo Fernandes, Os Arteiros surgiu de um interesse em aumentar o acesso à cultura e a educação promovendo a troca de experiências e estimulando os alunos a construir e reconstruir suas histórias,  aumentando suas capacidades e potencialidades. Além de aulas de teatro, os integrantes fazem aulas de violino e flauta e a única exigência para ingressar no grupo é estar matriculado e ter boas notas na escola.

Madrinha do grupo, a atriz Dira Paes acredita que o exemplo de Os Arteiros deve ser levado para outras cidades.

“O grupo Os Arteiros começou a fazer teatro dentro do caos. Onde eles encostam parece que floresce luz, música e poesia. Aqui nós temos sementes do amanhã do teatro e eles precisam ser vistos. Vocês estão convidados a entender como se começa a fazer cultura dentro de uma comunidade onde não existia absolutamente nada culturalmente falando para as crianças fazerem”.

A última montagem do grupo Os Arteiros foi a peça “Um Pedaço do Sonho”, uma adaptação do diretor teatral Fernando Barcellos, para a obra “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Casibom GirişDeneme Bonusu Veren Sitelercasibomholiganbet girişJOJOBETjojobet girişjojobet

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]