A Embaixada Carioca da Penha é uma parceria da Prefeitura com o Instituto Costa e Silva. A iniciativa da Embaixada visa democratizar acessos a serviços através das atividades sociais, humanas e urbanas. A proposta é fomentar ações que deveriam ser fornecidas pelo Estado, mas que passam a ser atendidas pelas Embaixadas Cariocas, distribuídas em diferentes bairros da Cidade do Rio.
A embaixada conta com a orientação jurídica. No processo, os advogados entendem a demanda e encaminham a pessoa para a Defensoria Pública. É o que explica André Antunes, coordenador do espaço: “Uma das maiores alertas e crimes é contra a população feminina hoje”, afirma.
Outros serviços também são oferecidos na embaixada. São eles:
- Orientação psicológica que podem ser realizados online e presencial;
- assistente social; pedagógico;
- oficinas esportivas, culturais;
- reforço escolar;
- palestras e treinamentos;
- cursos de empreendedorismo e liderança;
- aulas de teatro e violão.
Todos esses serviços são disponibilizados para os moradores jovens, mulheres e homens.
A Embaixada da Penha conta com 5 advogados, 2 psicólogas, 5 assistentes sociais e também, com mobilizadores sociais e setor administrativo. Uma equipe inteira pensada em como reabilitar e auxiliar as pessoas em suas demandas mais urgentes.
Os atendimentos são gratuitos e funcionam de segunda às sextas de 8h e 17h na sede localizada na Rua Macapuri, nº 67, Penha. Para mais informações, basta mandar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato com o número (21) 96444 7059.