Na manhã desta quarta-feira (6), a Central Única das Favelas (CUFA), realizou uma cerimônia para apresentar o novo presidente Preto Zezé e a vice-presidente Elaine Caccavo na Sede da Cufa do Complexo da Penha.
Preto Zezé é conhecido como um dos maiores líderes de representatividade nas favelas brasileiras. Em entrevista para o Voz das Comunidades disse que está muito feliz de dar continuidade de um trabalho pioneiro aqui no Brasil ”É uma honra muito grande, quero ajudar e fortalecer a continuidade que vocês fizeram aqui, trazendo um novo olhar na favela além das desgraças”. A CEO do In Favela e agora vice-presidente da CUFA Elaine Caccavo disse que vai fazer o melhor para trazer o crescimento para comunidade. “O que mais a favela tem é potência, e o que a gente faz é conexão entre as pessoas da favela e a oportunidade. E é um sucesso”. Ela também disse que se sente honrada por ser uma representação feminina “A mulher sempre esteve na nossa gestão e vamos sempre ampliar”.
Para começar o evento, bailarinas da Cufa fizeram uma apresentação que encantou o público. Pessoas da comunidade da Penha puderam acompanhar de perto toda a cerimônia. O apresentador Luciano Huck, Regina Casé, Sergio Loroza, foram um dos convidados que compareceram para celebrar o evento. O secretário da Juventude do Rio de Janeiro, Salvino Oliveira que também é fruto da Instituição, esteve presente ”A Cufa tem uma importância de ajudar o serviço social, a formar esses jovens para o mercado de trabalho. Eu também fui aluno da Cufa na Cidade de Deus e fico super feliz porque sei que é um trabalho revolucionário que salva vidas”.
Durante a cerimônia foi entregue uma escultura do ‘pássaro Anu’ pelo Luciano Huck e Regina Casé, para o novo presidente e vice-presidente, que foi passado de mão em mão por convidados e colaboradores que esteve presente. O pássaro Anu representou a mensagem de todos os moradores de favela que mesmo com as dificuldades consegue encarar a vida com um sorriso no rosto e leve.