casibomonwinonwin girişholiganJojobet Güncel Girişbets10 girişbets10jojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişcasibom

É pra comemorar! Teleférico da Providência volta a funcionar em novo horário: das 6 às 23h

Serviço gratuito agora funciona até 23h nos dias úteis, facilitando o transporte dos moradores entre o Morro da Providência, Central do Brasil e Gamboa
Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades

O Teleférico da Providência, no Centro do Rio, passou a operar com capacidade total a partir do último domingo (9). O serviço, que foi reinaugurado em abril do ano passado, funcionava apenas na parte da manhã, das 8h ao 12h. Agora o modal está funcionando em novo horário! Das 6h às 23h nos dias úteis, das 6h às 19h aos sábados e das 8h às 16h aos domingos e feriados. A expectativa é que o transporte beneficie cerca de 5 mil moradores por dia, conectando a Praça Américo Brum, no alto do Morro da Providência, à Central do Brasil e à Gamboa.

A ampliação do horário de funcionamento representa um aumento de 60,6% nas horas semanais de serviço em comparação à inauguração do teleférico, em 2014. “O teleférico é um transporte fundamental para a comunidade, facilita o acesso entre os dois lados do morro e cada viagem leva apenas três minutos. E ainda é gratuito”, destacou Edson Menezes, secretário de Coordenação Governamental.

Relembre: Após oito anos, primeiro dia de funcionamento do Teleférico da Providência é marcado por gratidão e esperança de moradores

O Voz das Comunidades esteve presente no dia da reinauguração do Teleférico da Providência em abril do ano passado e já aproveitou para dar uma voltinha no modal. Os moradores da Providência, obviamente, comemoram a volta do serviço, mesmo sendo de forma gradual. Na época, Dona Jura, dona do Bar da Jura, já estava bem feliz com o retorno do teleférico. “Eu cheguei aqui 8h da manhã. Quando eu abri, já tinha cliente! Até sexta-feira, isso aqui vai tá lotado. Eu vou ter que trazer uma panela maior e já contratei um rapaz para me ajudar aqui na cozinha.”, respondeu ela à nossa reportagem em 2024. Agora, em 2025, o discurso é de mais expectativas ainda. “Com o teleférico funcionando até tarde, o movimento vai aumentar e mais gente vai poder comer aqui”, celebra.

Segundo a Prefeitura do Rio, o investimento na reestruturação foi de R$ 42 milhões, com reparos nas estações, torres metálicas e no sistema eletromecânico. Além de facilitar o deslocamento da população, o teleférico integra o transporte público da região, conectando-se ao VLT e a outros modais. “Ter um equipamento dessa qualidade melhora muito a vida das pessoas da comunidade”, afirmou Osmar Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da CCPar.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]