Defesa Civil realiza simulado de emergência em oito comunidades do Rio nesta sexta-feira (30)

Treinamento visa preparar moradores para situações de risco em caso de fortes chuvas; ação também inclui serviços gratuitos à população
Foto: Reprodução

A Defesa Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta sexta-feira (30), o primeiro exercício simulado de desocupação do ano em comunidades das zonas Norte e Oeste da cidade. A ação tem como objetivo capacitar moradores em áreas de risco a reagirem com segurança em casos de emergência causados por chuvas fortes.

O treinamento será realizado simultaneamente nas comunidades:

  • Sítio Pai João (Itanhangá),
  • Rio das Pedras (Jacarepaguá),
  • Quiririm (Vila Valqueire),
  • Comandante Luiz Souto (Praça Seca),
  • Morro do Cruz (Andaraí),
  • Chácara do Céu,
  • Borel e Formiga (Tijuca).

A simulação começa às 9h, com mobilização de voluntários e agentes da Defesa Civil, que apresentarão o plano de ação aos participantes.

Durante o exercício, sirenes do Sistema de Alerta e Alarme serão acionadas para simular o toque de desocupação, orientando moradores a se dirigirem aos pontos de apoio. A ação também contará com emissão de documentos pessoais e atualização da caderneta de vacinação.

O ponto de concentração da atividade será na Associação de Moradores de Rio das Pedras, na Rua Nova, número 20. A Defesa Civil reforça que o treinamento é essencial para salvar vidas e aumentar a resiliência das comunidades diante de eventos climáticos extremos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]