Pela segunda vez, defensores e defensoras recém-ingressados na Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) participarão da cerimônia de posse. O evento será realizado nesta sexta-feira (04) na Cidade de Deus, às 15h.
Estes novos defensores foram aprovados no fim do ano passado. Dos 71 aprovados, 20 são pessoas negras. Também foram aprovados um defensor com deficiência e três pessoas de baixa renda.
Devido à pandemia do Covid-19, a posse oficial dos aprovados ocorreu no dia 15 de fevereiro, no Theatro Municipal. No dia 25 de fevereiro, eles realizaram o curso interno de formação e já foram transferidos para os locais de atuação.
A posse popular vem ao encontro dos movimentos sociais. Com a iniciativa, a DPRJ visa destacar o compromisso dos novos defensores com a cidadania, o respeito à diversidade e os direitos individuais e coletivos, assim como o compromisso com uma Defensoria Pública aberta e articulada com a sociedade.
No juramento, que farão na cerimônia, os novos defensores se “comprometerão a prestar um atendimento respeitoso, acolhedor e qualificado às pessoas que buscam à Defensoria Pública.”